11 novembro 2011

Dia de São Martinho - 11 de Novembro

O Dia de São Martinho comemora-se a 11 de Novembro, data em que este Santo foi a enterrar em Tours, França, no ano de 397.


São Martinho foi durante toda a Idade Média e até uma época recente, o santo mais popular de França. O seu túmulo, abrigado desde o séc.V na Basílica Saint-Martin, em Tours, era um dos maiores centros de peregrinação de toda a Europa Ocidental. A generosidade e humildade de São Martinho, aliadas a uma enorme fama de milagreiro fizeram dele um dos santos mais queridos da população francesa.


Em Portugal, o São Martinho é lembrado nas cerimónias religiosas dos locais de culto, assim como o seu espírito de solidariedade, que também ficou famoso através da chamada LENDA DE SÃO MARTINHO... que dizia que: 


«Martinho era um valente soldado romano que estava a regressar da Itália para a sua terra, algures em França.
Montado no seu cavalo estava a passar num caminho para atravessar uma serra muito alta, chamada Alpes, e, lá no alto, fazia muito, muito frio, vento e mau tempo.
Martinho estava agasalhado normalmente para a época: tinha uma capa vermelha, que os soldados romanos normalmente usavam.
De repente, aparece-lhe um homem muito pobre, vestido de roupas já velhas e rotas, cheio de frio que lhe pediu esmola.
Infelizmente, Martinho não tinha nada para lhe dar. Então, pegou na espada, levantou-a e deu um golpe na sua capa. Cortou-a ao meio e deu metade ao pobre.

Nesse momento, de repente, as nuvens e o mau tempo desapareceram. Parecia que era Verão!
Foi como uma recompensa de Deus a Martinho por ele ter sido bom.
É por isso que todos os anos, nesta altura do ano, mesmo sendo Outono, durante cerca de três dias o tempo fica melhor e mais quente: é o Verão de São Martinho.»




Neste dia também se fala do MAGUSTO que é a festa em que se assam as castanhas, que são recolhidas nesta altura do ano.


O elemento principal desta festa é a CASTANHA:
A castanha é um fruto que vem de uma árvore: o castanheiro. Um conjunto de castanheiros chama-se souto.
No norte de Portugal é que os castanheiros se dão melhor, e é de lá que vêm as castanhas para vender no País todo.

A castanha está na árvore protegida por uma bola cheia de picos que se chama "ouriço". Quando chega o Outono, o ouriço abre e deixa cair a castanha no chão.

Antes de a batata chegar à Europa e se espalhar por todo o lado (séc. XVII), a castanha era a base da alimentação, especialmente no campo.