15 novembro 2011

Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa - 15 Novembro

O Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa comemora-se a 15 de Novembro, com o objectivo de reconhecer e proteger a Língua Gestual Portuguesa e defender os direitos das pessoas surdas. O dia foi criado por uma Comissão no dia 15 de Novembro de 1995 com o propósito de ver reconhecida a Língua Gestual Portuguesa na Constituição da República Portuguesa, algo que sucedeu em 1997, aquando da sua 4ª revisão.


Assim, ficou consagrado na Constituição, através do Artigo 74, n.º 2, alínea h, que o Estado Português compromete-se a “proteger e valorizar a língua gestual portuguesa enquanto expressão cultural e instrumento de acesso à educação e da igualdade de oportunidades.”


O que é a Língua Gestual Portuguesa?

A Língua Gestual Portuguesa é a forma que pessoas que não conseguem falar e/ou ouvir utilizam para comunicar. A Língua Gestual Portuguesa - LGP foi reconhecida em 1997 pela Constituição da República Portuguesa como a segunda língua oficial do país.
Esta língua apresenta as mesmas características de uma língua como vocabulário,  gramática e um alfabeto próprio. É produzida pelos movimentos das mãos, do corpo e por expressões faciais.
Não existe uma Língua Gestual Universal. Da mesma forma que cada país tem uma língua, assim também é com língua gestual.

«ALFABETO EM LÍNGUA GESTUAL»