27 março 2012

Dia Mundial do Teatro - 27 de Março

O Dia Mundial do Teatro comemora-se a 27 de Março.


O Dia Mundial do Teatro foi criado em 1961, em Viena – Áustria, durante o 9º Congresso do Instituto Internacional de Teatro, organização não governamental, fundada em Praga em 1948, pela UNESCO e comunidade internacional do teatro, aquando da inauguração do Teatro das Nações, em Paris.


No Dia Mundial do Teatro várias organizações  culturais apresentam espectáculos teatrais para assinalar e celebrar este dia. O teatro é uma arte milenar e funciona como meio de divulgação da cultura de diferentes povos.

Uma das mais importantes iniciativas que acontece neste dia é a difusão da Mensagem Internacional, escrita tradicionalmente por uma personalidade de dimensão mundial, convidada pelo Instituto Internacional do Teatro para partilhar as suas reflexões sobre temas de Teatro e a Paz entre os povos. Esta mensagem é traduzida em mais de vinte línguas e lida perante milhares de espectadores antes do espetáculo da noite nos teatros do mundo inteiro.

O Instituto Internacional de Teatro, que organiza anualmente esta iniciativa, já divulgou a mensagem para 2012, que foi escrita pelo norte-americano John Malkovich e  traduzida para o português, pelo director da Cia. Plural de Artes Cênicas - Tonico Lacerda Cruz.  


Mensagem de John Malkovich:
"Estou honrado por ter sido convidado pelo Instituto Internacional de Teatro ITI, orgão da UNESCO, para escrever esta mensagem, em comemoração ao 50 º aniversário do Dia Mundial do Teatro. Vou abordar meus breves comentários aos meus companheiros trabalhadores de teatro, colegas e camaradas:

"Que ela seja profunda, comovente, contemplativa, e única. 
Que ela possa nos ajudar a refletir sobre a questão do que significa ser humano, e que a reflexão pode ser abençoada com o coração, a sinceridade, franqueza e graça. 
Que você possa superar a adversidade, a censura, a pobreza e o niilismo, como muitos de vocês certamente terão que fazer. 
Que vocês sejam abençoados com o talento e o rigor para nos ensinar sobre a batida do coração humano em toda sua complexidade, e a humildade e curiosidade para fazer o trabalho da sua vida. 
E que o melhor de você - para ele só será o melhor de você, e mesmo assim só nos momentos mais raros e mais breves - ter sucesso na hora de enquadrar o mais básico das perguntas: "Como é que vamos viver?"
(John Malkovich)