04 outubro 2012

Dia Nacional dos Castelos - 7 Outubro

O Dia Nacional dos Castelos comemora-se no dia 7 de Outubro.

Desde 1984, que o Dia Nacional dos Castelos, se comemora em Outubro, com o objectivo de promover em todo o País, acções que visem a reflexão sobre o Património fortificado.

Os castelos são uma importante parte da história e refletem a forma como se vivia diariamente, como se organizava a sociedade, como era a cultura da época.

Neste dia realizam-se várias atividades pedagógicas e lúdicas, desde animações nos castelos ainda existentes, com comidas, vestuário e quotidiano da época até visitas guiadas nos diversos castelos existentes.

No concelho de Albufeira, na freguesia de Paderne fica o Castelo de Paderne

Este Castelo é um dos que figuram na Bandeira de Portugal e foi conquistado aos mouros por D. Paio Peres Correia em 1248 e desactivado em 1858.

Classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1971.

Apesar dos sucessivos restauros, o seu estado de conservação encontra-se degradado e nos nossos dias apresenta apenas alguns panos de muralha, bem como o torreão de entrada e paredes mestras da sua Ermida.

Nos princípios do séc. XVI, com a transferencia da povoação do interior das muralhas para Norte, torna-se claro o seu estado de semi-abandono e mais tarde com o terramoto de 1755 sofre o desmoronamento parcial das muralhas e da torre albarrã.