07 novembro 2012

Vamos Conhecer: Ilse Losa

Ilse Lieblich Losa nasceu em Melle-Buer, Alemanha, a 20 de março de 1913 e faleceu no Porto, 6 de janeiro de 2006. Escritora portuguesa de origem judaica, nascida na Alemanha, frequentou o liceu em Osnabrück e Hildesheim e mais tarde um instituto comercial em Hannover.
Ameaçada pela Gestapo de ser enviada para um campo de concentração devido à sua origem judaica, abandonou o seu país natal em 1930. Deslocou-se primeiro para Inglaterra onde teve os primeiros contactos com escolas infantis e com os problemas das crianças.
Chegou a Portugal em 1934, tendo-se fixado na cidade do Porto, onde casou com o arquiteto Arménio Taveira Losa, tendo adquirido a nacionalidade portuguesa.
Em 1943, publicou o seu primeiro livro "O mundo em que vivi".

E desde dessa altura, dedicou a sua vida à tradução e à literatura infanto-juvenil, tendo sido galardoada em 1984 com o Grande Prémio Gulbenkian para o conjunto da sua obra dirigida às crianças.
Em 1998 recebeu o Grande Prémio de Crónica, da APE (Associação Portuguesa de Escritores) devido à sua obra À Flor do Tempo.
Colaborou em diversos jornais e revistas, alemães e portugueses, está representada em várias antologias de autores portugueses e colaborou na organização e traduziu antologias de obras portuguesas publicadas na Alemanha. Traduziu do alemão para português alguns dos mais consagrados autores.
Segundo Óscar Lopes "os seus livros são uma só odisseia interior de uma demanda infindável da pátria, do lar, dos céus a que uma experiência vivida só responde com uma multiplicidade de mundos que tanto atraem como repelem e que todos entre si se repelem".


Bibliografia:
Histórias e Canções em Quatro Estações - Primavera
Silka
O Rei Rique e outras histórias
Viagem Com Wish
A Flor Azul
Um Artista Chamado Duque
Silka
Na Quinta das Cerejeiras
Um Fidalgo de Pernas Curtas
A Minha melhor História
Beatriz e o Plátano
O Quadro Roubado
O Mundo Em Que Vivi
O Príncipe Nabo
Faísca Conta a Sua História
Rio sem Ponte
À Flor do Tempo
A Adivinha
Ida e Volta - À Procura de Babbitt
Viagem com Wish
O Senhor Pechincha, seguido de O Bonifácio
Miguel o Expositor
Caminhos sem Destino
A Visita ao Padrinho e Outras Histórias
Sob Céus Estranhos
A Adivinha

FONTE: http://www.wook.pt/authors/detail/id/293


Boas Leituras, Amigos e Amigas....