08 fevereiro 2013

Vamos Lembrar: A festa do Carnaval

O Carnaval é uma festa que surgiu na Grécia em meados dos anos 600 a 520 a.c.
Durante esta festa os gregos realizavam os cultos em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção.

A festa Carnavalesca foi adoptada pela Igreja Católica, a partir da implantação da Semana Santa  no  século XI, que era antecedida por quarenta dias de jejum, a Quaresma.
Esse longo período de privações acabaria por incentivar a reunião de diversas festividades nos dias que antecediam a Quarta-feira de Cinzas, o primeiro dia da Quaresma.
A palavra "carnaval" está, desse modo, relacionada com a ideia de deleite dos prazeres da carne marcado pela expressão "carnis valles", que, acabou por formar a palavra "carnaval", sendo que "carnis" em latim significa carne e "valles" significa prazeres.
 
Em geral, o carnaval tem a duração de três dias, os dias que antecedem a Quarta-feira de Cinzas.
Em contraste com a Quaresma, tempo de penitência e privação, estes dias são chamados "gordos", em especial a terça-feira. (Terça-feira Gorda, também conhecida pelo nome francês Mardi Gras. O termo mardi gras é sinônimo de Carnaval).

Durante o período do carnaval havia uma grande concentração de festejos populares. Cada cidade brincava a seu modo, de acordo com seus costumes.

O carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é produto da sociedade vitoriana do século XIX.
A cidade de Paris foi o principal modelo exportador da festa carnavalesca para o mundo.

Outras cidades como Nice; Nova Orleões; Toronto e Rio de Janeiro inspirariam-se no carnaval parisiense para implantar as suas festas carnavalescas.

Na cidade do Rio de Janeiro foi criado e exportado um estilo único de celebrar o Carnaval, com desfiles de Escolas de Samba  para outras cidades do mundo, como São Paulo, Tóquio, Helsinquia.


Cálculo do Dia de Carnaval:
Todos os feriados da Igreja Católica são calculados em função da data da Páscoa, com exceção do Natal.
Como o domingo de Páscoa ocorre no primeiro domingo, após a primeira lua cheia, que se verificar a partir do equinócio da primavera (no hemisfério norte) ou do equinócio do outono (no hemisfério sul), e a sexta-feira da Paixão de Cristo é a que antecede o Domingo de Páscoa, então a terça-feira de Carnaval ocorre 47 dias antes da Páscoa. 

Em Portugal:


Portugal tem uma grande tradição carnavalesca. Os mais importantes carnavais portugueses são o de Estarreja, da Madeira (de onde saíram os imigrantes que haveriam de levar a tradição do Carnaval para o Brasil), Ovar, Loures (remonta a 1934 e tem o maior grupo de carnaval organizado do país, "Mastronças"), Loulé, Sesimbra, Sines, Elvas (chamado de Carnaval Internacional de Elvas) e Torres Vedras que juntamente com o Carnaval de Canas de Senhorim é um dos mais antigos de Portugal.
O carnaval de Canas de Senhorim tem perto de 400 anos e tradições únicas como os Pizões, as Paneladas, Queima do Entrudo, Despique entre outras.