05 junho 2013

Vamos Lembrar: Dia Mundial do Ambiente



A celebração do Dia Mundial do Ambiente teve início em 1972.

O dia 5 de Junho foi escolhido para festejar a data pois marca o dia em que teve início a Conferências das Nações Unidas sobre o meio ambiente.

Todos os anos, as Nações Unidas apresentam um tema, que serve de ponto de partida para o desenvolvimento de ações de celebração do Dia Mundial do Ambiente.

Os eventos visam apresentar novas formas e métodos de preservar o futuro da humanidade, seja através de ações individuais do cidadão ou coletivas.


O tema escolhido para o ano de 2013 foi a "Alimentação".
Assim o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) que alerta para o facto de:

• A capacidade regenerativa do nosso planeta estar a ser excedida pela crescente população que coloca tanta pressão sobre o meio ambiente que, hoje em dia, os recursos naturais não são mais tão abundantes como eram. O modo como usamos recursos não-renováveis está a alterar radicalmente os nossos ecossistemas e até mesmo os recursos renováveis do planeta (como a água, a madeira e os peixes) estão rapidamente a exaurir-se. Alcançámos um ponto crucial em que a qualidade do ar e da água precisa de ser melhorada, o nível de produção precisa de ser equilibrado e a quantidade de resíduos gerados precisa de ser reduzida.

• A poluição e a sobre-exploração dos recursos do planeta estão cada vez mais a comprometer o nosso bem-estar e a nossa qualidade de vida. O planeta não tem condições para continuar a percorrer este caminho. A transição para um estilo de vida mais sustentável é crucial para tornar possível que as futuras gerações tenham acesso à sua parcela justa de recursos.
Pensar.Comer.Conservar

O lema do dia mundial do ambiente deste ano é “Pensar.Comer.Conservar”.