22 maio 2014

Vamos Lembrar: Dia do Autor Português

O Dia do Autor Português foi instituído pelo maestro Nóbrega e Sousa, em 1982, comemorado no dia 22 de maio pretende homenagear os autores portugueses nas mais diversas áreas como a pintura, a literatura, a poesia, a música ou o cinema que têm contribuído para o enriquecimento da cultura portuguesa com as suas criações e distinguir aqueles que se destacaram na defesa e promoção dos direitos de autor.


NOTICIA IN:  Sociedade Portuguesa de Autores

A Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) comemora dia 22, a partir das 18 horas, o seu 89º aniversário, que é também o Dia do Autor Português. 
A sessão comemorativa decorrerá no Sala Galeria Carlos-Paredes, no edifício 2 da cooperativa (Rua Gonçalves Crespo, 62), incluindo uma intervenção de fundo do presidente José Jorge Letria, a leitura da mensagem do Dia do Autor, escrita por António Torrado, a entrega do Grande Prémio de Teatro SPA/Novo Grupo e também a entrega de sete Medalhas de Honra a autores que se destacaram e do mesmo número de Prémios Pró-Autor a personalidades individuais e colectivas que se evidenciaram na defesa dos autores e das suas obras.

O Prémio de Consagração de Carreira será entregue à escritora Maria Teresa Horta, um dos nomes mais importantes da literatura portuguesa contemporânea, tanto na poesia como na ficcção narrativa.

Assinalando a comemoração dos 40 anos do 25 de Abril, serão entregues duas placas comemorativas à Associação 25 de Abril, representada pelo seu presidente, coronel Vasco Lourenço, e a Manuel Alegre, autor de um significativo conjunto de poemas que anunciaram, com anos de antecedência, o derrube da ditadura.

No final, Carlos Alberto Moniz interpretará vários temas que evocam a obra de grandes poetas e o triunfo dos militares e do povo em 25 de Abril de 1974.