12 setembro 2014

Regresso às aulas: Dicas para Estudar melhor

Amigos e Amigas, de regresso às aulas,

Dicas para ficar concentrado durante o estudo

Por mais que se tente, é difícil fazer a mente concentrar-se nos estudos... 
Aqui ficam dicas de especialistas para resolver este problema.


Não apenas ler: devemos escrever!
Segundo o professor e autor de livros com dicas para estudos Pierluigi Piazzi, é importante estudar e escrever, e não só ler. "Quem só lê perde a concentração. Quem escreve consegue entender o assunto e mantê-lo na mente", explica ele.

Escrever à mão e não no Computador
Pesquisas já mostraram que os alunos que fazem isso aprendem mais do que quem só digitam no computador. "Temos movimentos totalmente distintos para escrever cada letra a mão, mas isso não existe quando se está a digitar. Isso faz com que mais redes neurais sejam ativadas no processo da escrita", diz o professor.

Resumir e escrever em papel
Faça resumos e esquemas da matéria. Mas não vale copiar todo o conteúdo dos livros. Imagine que tem pouco espaço e pouco tempo escrever sobre algo, por isso é preciso ser conciso, mas ao mesmo tempo abordar os pontos principais. 


Rever a matéria aprendida na aula no mesmo dia
Além de evitar acumular matérias, estudar o conteúdo visto em sala de aula no mesmo dia fará com que o cérebro entenda que aquilo é importante e o memorize.

Estudar sozinho
Por mais divertido que seja juntar-se com os amigos para estudar, acabamos por falar de outras coisas e as dúvidas permanecem. O professor Pierluigi é um grande defensor da ideia de que só se aprende mesmo no estudo solitário. "Estudar em grupo é útil quando a pessoa explica a matéria para os outros. Quem ouve não aproveita", diz ele. A melhor dica para um bom estudo, aliás, e explicar a matéria para si mesmo. 



Desligar todos os aparelhos electrónicos.
Na hora de estudar, nada de deixar o telemóvel por perto, para ver cada notificação que surge no Facebook. E nada de abrir o Facebook só por "dois minutinhos". Esses dois minutinhos acabam com toda a concentração. Reserva um tempinho do dia só para as redes sociais.

Estudar em um local organizado e tranquilo
O  local onde se estuda deve estar sempre organizado e silencioso. Ter muitas coisas espalhadas pode atrapalhar a concentração e há o risco de perder tempo a procurar coisas que precisamos para estudar.


Música? Só noutras línguas 
Não é proibido estudar a ouvir música - há quem precise dela para se concentrar. Mas deve-se evitar ouvir músicas em idiomas que entendemos - isso pode desviar a atenção para a letra da música e já não se presta atenção à matéria.



Usar marcadores de texto

Usar canetas coloridas e marcadores de texto para destacar e sublinhar os pontos principais é uma boa ajuda para manter o foco no que é importante. Post-its também podem ser úteis.


Ser organizado, mas flexível
Usar uma agenda ou quadro branco para organizar as tarefas. Mas fazer programações realistas para não desanimar. Definir que se vai estudar durante oito horas por dia se temos várias outras atividades, por exemplo, não é algo razoável. E devemos estar abertos às mudanças, caso seja necessário.

Criar um pequeno ritual antes de estudar
Sempre que se mergulha nos estudos, criar e respeitar um ritual antes. Pode ser alongamentos do corpo, levar um copo de água ou sumo suco para junto da mesa. Com o tempo, o cérebro vai entender que é o momento dedicado aos estudos e ficará mais fácil de se concentrar e memorizar.

FONTE: http://guiadoestudante.abril.com.br/vestibular-enem/13-dicas-se-concentrar-hora-estudos-682308.shtml