21 novembro 2014

Vamos Lembrar: Dia Mundial da Televisão

O Dia Mundial da Televisão celebra-se anualmente a 21 de Novembro.

A Assembleia Geral das Nações unidas proclamou, em 1996, o 21 de Novembro como Dia Mundial da Televisão. Os estados membros foram convidados a comemorar o dia, incentivando, as trocas de programas de televisão sobre questões como a paz, a segurança, o desenvolvimento social e económico, reforçando o intercâmbio cultural (resolução 51/205 de 17 de Dezembro).

As primeiras emissões de televisão com mais qualidade ocorreram na Alemanha em 1935, depois de muitos estudos e eventos divulgados em Londres e Nova Iorque desde os anos 20. A televisão a cores surgiu em 1954, na rede norte-americana NBC.

Em Portugal, televisão surgiu em 1957. Começou com emissões do canal do estado, RTP (Radio Televisão Portuguesa), a preto e branco. As pessoas concentravam-se em locais públicos para poder ver a “magia” da televisão. 

As primeiras emissões a cores surgiram em 1976, mas só em 1980 passou a haver emissões regulares a cores. O primeiro programa a cores a ser emitido foi o festival da canção de 1980.

Nos anos 90 chegaram dois novos canais privados de televisão. A SIC em 1992 e a TVI em 1993.

A indústria da televisão é uma ferramenta que permite divulgar conteúdos variados que vão desde a informação ao entretimento. É um meio de comunicação poderoso essencial para promover a compreensão e a tolerância.
FONTES: http://www.calendarr.com/portugal/dia-mundial-da-televisao/
http://www.apoioescolaronline.net/noticias/dia-mundial-da-televis-o