06 dezembro 2019

Curiosidades: Qual a origem do presépio? | Exposição de Presépios na Biblioteca Municipal Albufeira


Amigos e Amigas
No dia 7 de Dezembro 2019, pelas 15 horas,  irá decorrer a abertura da Exposição de Presépios, da autoria da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Albufeira, na Biblioteca Municipal Lídia Jorge de Albufeira.



A Exposição estará patente ao público até ao dia 8 de Janeiro de 2020.
Contamos com a Vossa presença!

 Curiosidade:

O Primeiro Presépio... 

Qual a origem do presépio?

A palavra “Presépio” tem origem no hebreu, significando “manjedoura” ou “estábulo”. 

As primeiras imagens que representam a Natividade, e em que figuram Jesus, Maria e José, encontram-se desde o século VI, em mosaicos, no interior de igrejas e templos.

São Francisco começou a divulgar a ideia de criar figuras de barro que representassem o acontecimento, construindo em 1223 o primeiro presépio. 

A partir dessa altura, a ideia passou para os conventos e casas nobres, com representações cada vez mais luxuosas, algumas consideradas autênticas obras de arte. 

Num processo de mimetismo, e com as adaptações necessárias às posses de cada casa, os presépios foram-se tornando mais vulgares, mais simples, mais populares. Ao mesmo tempo, foram-se-lhe acrescentando mais figuras: o burro, a vaca, os reis magos, pastores, ovelhas, anjos…
 Em Portugal, surgem documentados presépios, ligados a instituições religiosas, no século XVI. 
A sua generalização acontece no século XVII, sofrendo um forte desenvolvimento no período Barroco, em que grandes barristas como Machado de Castro e António Ferreira executam alguns dos mais ricos e belos exemplares hoje preservados. 
No século XIX, o presépio começou a ser objecto da arte popular, caindo em desuso a criação destes presépios monumentais.
FONTE: http://blx.cm-lisboa.pt/gca/?id=898