14 abril 2021

Curiosidades: A Biblioteca mais pequena do Mundo

 Amigos e Amigas, 

Vamos conhecer a,

Biblioteca mais pequena do Mundo...

É verdade! A biblioteca mais pequena do mundo está instalada dentro de uma cabine telefónica vermelha, na também pequena localidade Sommerset em Gales, Inglaterra.


    

Muitas destas típicas cabines britânicas foram desativadas ao longo dos anos, pelo que, recentemente, esta cidade comprou uma dessas relíquias pelo modesto valor de 1 libra apenas, usando-a como biblioteca, uma vez que a biblioteca local tinha fechado.

 

Aqui estão arquivados cerca de 100 livros e uma variedade de filmes e cd's musicais. Os leitores formam fila cá fora para devolver os livros que já leram. E a regra que se aplica em todas as bibliotecas é a mesma que reina aqui:
Silêncio, por favor!


 



Em Portugal:

 A ideia começou com os moradores de uma pequena aldeia de Inglaterra, que pela primeira vez se lembraram de transformar uma das cabines telefónicas clássicas encarnada na mais pequena biblioteca do mundo. 
Por cá, o movimento partiu de uma parceria entre a Altice Portugal (através da Fundação PT) e a junta de freguesia de Barcelinhos, em 2013, e cinco anos depois conta já com uma rede de 20 microbibliotecas.

Fruto do sucesso da ação - onde foi dinamizada a iniciativa Livros do Cávado, com publicações disponíveis para moradores e turistas -, a Fundação PT foi enraizando por todo o país, incluindo Açores e Madeira, cabines telefónicas transformadas em diversos tipos de equipamento urbano, espaços criativos, vocacionados para a leitura.

A Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, de Lisboa recebeu também a sua primeira microbiblioteca que foi inaugurada com o apoio da Altice Portugal, com a presença do presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, e uma representante do Plano Nacional de Leitura.

 
As várias microbibliotecas já distribuídas um pouco por todo o país são dinamizadas pela Fundação PT, que reaproveita cabines telefónicas e, mediante parcerias com entidades autárquicas ou outras, assegura a sua adaptação, colocação e dinamização com o objetivo de estreitar laços comunitários, exercitar a cidadania e fomentar a leitura num espaço totalmente inesperado, com o mote:

"Levar, doar, ler, devolver".

Autênticas bibliotecas comunitárias, as antigas cabines telefónicas da então Portugal Telecom permitem materializar uma iniciativa de promoção da leitura através da integração no seu interior, não de um telefone público, mas de um amontoado de livros, num apelo direto ao ato de ler.

FONTE:  https://www.dn.pt/cidades/santa-maria-maior-ganha-biblioteca-numa-cabine-telefonica-9578970.html