04 maio 2021

Vamos Lembrar: Dia Internacional do Bombeiro

 Amigos e Amigas,

O Dia Internacional do Bombeiro celebra -se anualmente 4 de maio.

A data foi estabelecida em 1999, após uma intensa circulação de emails pelo mundo gerada pela trágica morte de cinco bombeiros num incêndio na Austrália.


Em diversos países da Europa e do mundo celebra-se o Dia Internacional do Bombeiro a 4 de maio por este ser o dia de São Floriano, o padroeiro dos bombeiros. Em Portugal celebra-se o Dia Nacional do Bombeiro Profissional a 11 de novembro.


Neste dia presta-se uma homenagem a todos os bravos bombeiros que deram e que dão as suas vidas para salvar a vida dos outros. Uma das formas de agradecer aos heroicos bombeiros e de celebrar esta data é usar uma fita azul e vermelha, já que o símbolo do Dia Internacional do Bombeiro é uma fita azul e vermelha de 5 centímetros de comprimento por 1 centímetro de largura, onde o vermelho representa o fogo e o azul a água, sendo que as duas cores são conhecidas mundialmente como representações de serviços de emergência.


Nesta data a prevenção de incêndios está também em destaque, com a realização de atividades em escolas e comunidades.

Fonte: https://www.calendarr.com/portugal/dia-internacional-do-bombeiro/


O que significa ser Bombeiro?


Quando pensamos num bombeiro, pensamos logo em incêndios, não é verdade? 

Mas essa não é a sua única função, os bombeiros são também responsáveis por outro tipo de trabalhos! São socorristas, transportam doentes, atuam em situações de risco e até arrombam portas quando alguém se esquece da chave.


As corporações de bombeiros têm como principais missões:

O combate a incêndios.

O socorro às populações.

O socorro a náufragos e buscas subaquáticas.

O socorro e transporte de sinistrados e doentes, incluindo a urgência pré-hospitalar.

A prevenção contra incêndios em edifícios públicos, casas de espetáculos e divertimento público e outros recintos.

A emissão de pareceres técnicos em matéria de prevenção e segurança contra riscos de incêndio e outros sinistros.

A colaboração em outras atividades de proteção civil.

A participação noutras ações para as quais estejam tecnicamente preparados e se enquadrem nos seus fins específicos.

O exercício de atividades de formação cívica, com especial incidência nos domínios da prevenção contra o risco de incêndio e outros acidentes domésticos.


Os bombeiros são muitas vezes conhecidos pelo nome “Soldados da Paz” e têm como lema “Vida por Vida”, assinalando assim aquela que é a sua principal missão: proteger e ajudar a população.


Os Bombeiros em Portugal

Em 2017, em Portugal, existiam mais de 27 600 bombeiros e cerca de 460 corpos de bombeiros. No entanto, cerca de 92% deste bombeiros são voluntários.


Em Portugal, os corpos de bombeiros podem ser inseridos em diferentes categorias: voluntários, profissionais, mistos e ainda os corpos privativos de bombeiros.


Os corpos de bombeiros profissionais são muitas vezes conhecidos como sapadores. Estes corpos de bombeiros integram exclusivamente bombeiros profissionais e estão ligados a uma câmara municipal.


Os corpos de bombeiros mistos são constituídos por bombeiros profissionais e voluntários e estão dependentes de uma câmara municipal ou de uma associação humanitária de bombeiros.


Os corpos de bombeiros voluntários são compostos por bombeiros voluntários e pertencem a uma associação humanitária de bombeiros. Por vezes, estes corpos de bombeiros podem também dispor de uma unidade profissional mínima.


Os corpos privativos de bombeiros pertencem a empresas que têm necessidade, por causa da sua atividade ou património, de possuir um corpo profissional de bombeiros para autoproteção.


Fonte: https://blog.science4you.pt/curiosidades/dia-do-bombeiro-o-que-e-ser-bombeiro/