14 junho 2021

Vamos Lembrar: Dia Mundial do Dador de Sangue

Amigos e Amigas,

 O Dia Mundial do Dador de Sangue é celebrado anualmente no dia 14 de junho.



Este dia tem como objetivo aumentar a consciência da necessidade de componentes sanguíneos seguros e agradecer a todos os dadores as suas dádivas voluntárias, assim como reconhecer a sua importância e o seu contributo em salvar vidas e em melhorar a saúde e qualidade de vida de muitos doentes.

 

O tema da campanha deste ano de 2021 é a doação de sangue e acesso universal a transfusões de sangue seguro, como um componente para alcançar a cobertura universal de saúde. 

Através do slogan: “Sangue seguro para todos” pretende-se aumentar a conscientização sobre a necessidade universal de sangue seguro na prestação de cuidados de saúde e os papéis cruciais que as doações voluntárias desempenham na consecução da meta de cobertura universal de saúde.

Uma dádiva de sangue pode ajudar a salvar até 3 vidas e leva em média apenas 30 minutos.

 

Quem pode doar sangue?

Para ser dador de sangue, terá de ter idade superior a 18 anos (até aos 60 anos se for a primeira dádiva), ter peso igual ou superior a 50kg e ter hábitos de vida saudáveis.

Os potenciais dadores deverão, sempre, dirigir-se ao local da inscrição devidamente identificados e cumprir os seguintes requisitos:

Não estar em jejum nem no período da digestão;

Não ter recebido transfusões de sangue desde 1980.

A dádiva de sangue é benévola e não remunerada. A doação de sangue pode ser feita de quatro em quatro meses pelas mulheres e de três em três meses pelos homens.

Será sempre efetuada em todas as dádivas uma triagem clínica, prévia, onde poderá esclarecer todas as dúvidas.

Fonte: https://www.santamariasaude.pt/dia-mundial-do-dador-de-sangue/






Informem-se junto do Centro de Saúde da vossa cidade; 
onde se pode fazer a doação...