20 junho 2012

Dia Mundial do Refugiado - 20 Junho

No dia 20 de Junho, comemora-se o Dia Mundial do Refugiado, instituído em 2000 pela Assembleia Geral da ONU, em solidariedade ao continente africano, que abriga o maior número de refugiados e que, tradicionalmente, já celebrava o Dia Africano do Refugiado nesta data.
A efeméride foi igualmente adoptada com o objectivo de aumentar a consciência da sociedade sobre a problemática dos homens e mulheres deslocados por guerras e conflitos armados ou perseguidos por motivo de religião, nacionalidade, raça, grupo social e opinião política.

A deslocação humana representa um dos maiores problemas da actualidade. Aproximadamente 43 milhões de pessoas encontram-se deslocadas devido a conflitos, violência, perseguições, degradação ambiental ou desastres naturais e este número continua a crescer.

A data é comemorada em reconhecimento ao sofrimento de mais de 43 milhões de pessoas que foram forçadas a se deslocar em todo o mundo. Entre elas estão cerca de dez milhões de refugiados sob cuidado do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) assume todos os anos a liderança da celebração deste dia, tornando-a num evento global que presta homenagem à coragem, à capacidade de superação e de recuperação de adversidades, à determinação dos refugiados.

Refugiado, segundo a ONU, é toda a pessoa que se encontra fora do seu país de origem e que tem fortes probabilidades de ser objecto de abusos graves, em virtude da sua religião, etnia, raça, crença ou ideologia.