13 junho 2012

Vamos Conhecer: ISABEL ALÇADA

Isabel Alçada, nome literário e profissional de Maria Isabel Girão de Melo Veiga Vilar nasceu em Lisboa no dia 29 de Maio 1950, é professora e escritora portuguesa. 

Frequentou o Lycée Français Charles Lepierre e licenciou-se em Filosofia, pela Universidade de Lisboa em 1974. 

Iniciou funções como professora do Ensino Básico em 1976.  epois de ter sido colega de Ana Maria Magalhães, na Escola EB 2/3 Fernando Pessoa,  formou com esta, uma dupla na escrita juvenil, inaugurada com Uma aventura...na cidade, em  1982. A colecção Uma Aventura revelar-se-ia um sucesso entre as camadas jovens, chegando a mais de cinquenta títulos, com adaptações para televisão e cinema.

Em  1984 obteve um mestrado em Análise Social da Educação, na Universidade de Boston, homologado pela Universidade Nova de Lisboa. Em 1985 tornou-se professora-adjunta da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa.

Ocupou os cargos de membro do Conselho Directivo da Escola EB 2/3 Fernando Pessoa, vogal da Direcção do Sindicato dos Professores da Grande Lisboa, administradora da Fundação de Serralves, de 2000 a 2004 e de comissária do Plano Nacional de Leitura de 2006 a 2009. Em 2009 foi empossada como Ministra da Educação do XVIII Goberno Constitucional. 


Alguns Livros de Isabel Alçada que podes encontrar na Biblioteca Municipal Lídia Jorge de Albufeira:



Boas Leituras Amigas e Amigos...