31 agosto 2012

Dia Internacional da Solidariedade - 31 Agosto

O dia 31 de Agosto assinala o Dia Internacional da Solidariedade, instituído pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

A data tem como objectivo principal promover e fortalecer os ideais de solidariedade entre as nações, povos e indivíduos.

Na Declaração do Milénio das Nações Unidas, a solidariedade foi reconhecida como um dos valores fundamentais essenciais para as relações internacionais no século XXI.

Este dia foi escolhido por coincidir com o aniversário do Movimento Social Independente “Solidariedade” (31 de Agosto de 1980, Polónia), cuja importância mundial foi reconhecida, em particular, com a concessão do Prémio Nobel da Paz ao seu líder Lech Walesa.
Numa mensagem por ocasião da data, as Nações Unidas solicita a união de esforços, em um ano, em que 100 milhões de pessoas se tornaram pobres devido à crise económica e financeira.

A ONU lembra que a data tem raiz na declaração adoptada na Cúpula do Milénio, em 2000, quando os governos incluíram a solidariedade entre os valores fundamentais para as relações internacionais do século XXI.

Ressalta que as mudanças climáticas representam uma ameaça urgente e universal, colocando em risco a segurança alimentar e o acesso à água, assim como aumenta a ocorrência de tragédias climáticas.
Solicita aos países que renovem o "compromisso com a solidariedade humana e a acção colectiva para construir um mundo melhor e mais seguro para todos".