13 agosto 2012

Foi assim o Atelier «À descoberta das Fábulas» nos dias 7 e 8 Agosto 2012

Nos dias 7 e 8 de Agosto, realizou-se o Atelier «À descoberta das Fábulas» na Biblioteca Municipal Lídia Jorge de Albufeira.
Na actividade participaram 15 crianças, com idades entre os 6 e os 11 anos.

O primeiro dia começou com uma breve explicação acerca do que são as fábulas e as suas características. O grupo já conhecia algumas fábulas, pois são histórias que desde há muito são transmitidas às crianças.

Mas foram apresentadas ao grupo, com o auxilio do projector, as fábulas:
«A Galinha dos Ovos de Ouro» e «O Patinho Feio»


E a fábula «O Leão e o Rato» :

Um Leão dormia sossegado, quando foi despertado por um Rato, que passou a correr sobre seu rosto. Muito ágil, o Leão apanhou o Rato, e já estava pronto para comê-lo, quando o Rato suplicou:
“ - Ora, se o senhor Leão me poupasse, tenho certeza que um dia poderia retribuir sua bondade”. O Leão riu-se, por achar tão ridícula a ideia, e devido à ousadia do pequeno Rato, ele resolveu libertá-lo.
Algum pouco tempo depois, o poderoso Leão caiu numa armadilha colocada por caçadores. E ficou preso ao chão, amarrado por fortes cordas, e não conseguia mexer-se.
O Rato, reconhecendo seu rugido do Leão, aproximou-se e roeu as cordas, sem parar, até deixá-lo livre. E foi então que disse:
“ - O senhor Leão riu da ideia simples de que eu seria capaz, um dia, de retribuir seu favor. Mas agora já sabe, que mesmo um pequeno Rato é capaz de fazer um favor a um poderoso Leão.”

Foi acerca desta úlima fábula, que se realizaram dois trabalhos de expressão plástica, que se prolongaram durante os dois dias de atelier.
O grupo fez um leão com uma barriga em cortiça, para se pendurar pequenos recados e um rato também adornado com cortiça.

Aqui ficam fotos dos trabalhos realizados:





Obrigado a todos os Amigos e Amigas que participaram no Atelier «À descoberta das Fábulas»...