18 setembro 2013

Vamos Lembrar: Dia Europeu Sem Carros

O Dia Europeu Sem Carros celebra-se anualmente a 22 de Setembro.

Esta campanha nasceu em França em 1998, sendo que em 2000 a União Europeia adoptou-a a nível europeu. Devido ao sucesso desta iniciativa a partir de 2002 é lançada a Semana Europeia da Mobilidade.


A data visa sensibilizar a população e autoridades para a necessidade de reduzir o tráfego rodoviário dentro das cidades, de forma a aumentar a qualidade de vida e garantir a sustentabilidade dos recursos naturais, optando por alternativas de transporte como os transportes públicos e bicicletas.

Nas cidades aderentes, algumas ruas são fechadas ao trânsito de forma a pedir aos cidadãos que poupem nas suas deslocações e optem por meios alternativos.

FONTES:

Em Albufeira:
No Dia Europeu Sem Carros a Divisão de Ambiente, Higiene Urbana e Espaços Verdes, da Câmara Municipal de Albufeira vem convidar a todos a participarem na caminhada de 5km que se vai realizar no domingo dia 22 de setembro, pelas 09:00, com início no parque de estacionamento em frente ao edifício da Câmara Municipal de Albufeira.

Esta iniciativa pretende, de uma forma simples, sensibilizar a comunidade para a necessidade de repensar a forma de mobilidade dentro das cidades, substituindo o uso do carro  particular por outros meios de locomoção menos poluentes, iniciando o dia com uma escolha mais saudável e amiga do ambiente. 




Um conselho da Biblioteca Municipal Lídia Jorge de Albufeira...