16 setembro 2013

Vamos Lembrar: Dia Mundial para a Preservação da Camada de Ozono

O Dia Mundial para a Preservação da Camada de Ozono foi instituído pela assembleia geral das Nações Unidas, através da sua resolução 49/114 de 1994, no dia 16 de Setembro, dia em que se realizou a assinatura do Protocolo de Montreal.

O Protocolo de Montreal refere-se às substâncias que empobrecem e destroem a camada de ozono; é um tratado internacional em que os países signatários comprometeram-se a substituir as substâncias que demonstrarem estar a destruir o ozono na parte superior da estratosfera (conhecida como ozonosfera).
O tratado esteve aberto para adesões a partir de 16 de Setembro de 1987 e entrou em vigor em 1 de Janeiro de 1989. Ele teve adesão de 150 países e foi revisado em 1990, 1992, 1995, 1997 e 1999. Devido à essa grande adesão mundial, Kofi Annan disse sobre ele: "Talvez seja o mais bem sucedido acordo internacional de todos os tempos…"



Esta comemoração mundial pretende ser uma oportunidade para chamar a atenção e tomar medidas de acção a nível global, regional e nacional relativa à protecção da camada de ozono.

É uma oportunidade para uma reflexão conjunta e concertada sobre a necessidade de realização de acções e adopção de comportamentos que contribuam para a protecção do velho protector dos seres vivos na Terra

Os primeiros sinais de convalescença da atmosfera vieram a imprimir mais força a todos aqueles que lutam, incansavelmente, para a reconstituição integral do velho protector dos seres vivos na Terra. Para quem lida directamente com a problemática da protecção da camada do ozono, é gratificante saber que as medidas que vêm sendo tomadas no quadro do Protocolo de Montreal têm vindo a surtir os efeitos preconizados, e isso dá-nos mais força para continuarmos.