17 julho 2014

Foi Assim o Atelier «Cool & Fun» Inglês para Crianças - Biblioteca Municipal Albufeira - Verão 2014

Nos dias 15 e 16 de Julho decorreu o Atelier «Cool & Fun» Inglês para Crianças na Biblioteca Municipal Lídia Jorge de Albufeira realizado por Sheila Margaret Ward, professora de inglês reformada que tem colaborado voluntariamente em diferentes atividades.

No atelier participaram 15 crianças com idades entre os 6 e os 13 anos.

Os dois dias iniciaram-se com Música em inglês, nomeadamente «Good Morning» e «Summer Holidays». Com as letras das músicas em papel, todos aprenderam a cantar e acompanharam a Sheila que trouxe a sua viola para animar... 


No primeiro dia, o tema para abordar o Inglês de uma forma divertida, foram os Meios de Transporte.

Assim, o grupo foi desafiado a realizar jogos para ir aprendendo as palavras em Inglês. 
Um dos jogos realizado foi o «Go Fishing», onde tinham de pescar uma imagem de um meio de transporte com um iman e dizer o seu nome em inglês .

 

No primeiro também foi apresentada a história bilingue de autoria de Sheila Margaret Ward
«Freda e Fernando»

Assim, primeiro a história foi lida na versão portuguesa e ainda se cantou a música criada também por Sheila, alusiva à história.
Depois, num segundo momento, foi apresentada a história em Inglês.


Após apresentada a história em ambas as línguas, o grupo realizou diversos exercícios acerca da história «Freda e Fernando», como ordenar o texto da história na ordem correcta dos acontecimentos; "caça-palavras"; completar frases e por fim puderam ainda colorir desenhos alusivos à história.



O tema do segundo dia do atelier foram os Dinossauros, e após o momento com as músicas, o grupo realizou diferentes jogos para ir aprendendo o nome dos dinossauros em inglês, como por exemplo um puzzle, em que se tinha de compor as imagens com os dinossauros e encontrar o nome correcto de cada um.



Depois foi apresentada a história bilingue «Darcy, a Dinossaura», 
também de autoria da Sheila Margaret Ward, primeiro em português...


E depois em inglês, «Darcy, the Dinosaur».


E ainda a música alusiva à aventura de Darcy, que todos puderam cantar, também de autoria de Sheila.


Após o momento com as histórias, mais uma vez o grupo foi desafiado a realizar exercícios e jogos sobre a história para ir aprendendo mais e mais palavras em inglês.

 Houve "caça-palavras"; ordenar o texto da história; "Pictonary"- desenhos no quadro  para adivinhar qual o dinossauro desenhado; Jogo com 1 dado para conseguir desenhar um dinossauro. 

Várias brincadeiras e jogos que ajudaram a aprender novas palavras em inglês, de uma forma descontraída e divertida.

 

 

E por fim ainda houve tempo para as pinturas, para colorir a dinossaura Darcy.


  
Obrigado a Todos os Amigos e Amigas que participaram no Atelier «Cool & Fun» o Inglês...

E um especial agradecimento à generosa e dedicada participação de Sheila Margaret Ward que criou e dinamizou toda a atividade... Obrigado Sheila...