07 julho 2014

Foi Assim o Atelier «Histórias para Cuidar da Natureza» - Biblioteca Municipal de Albufeira - Verão 2014

Nos dias 3 e 4 de Julho 2014 realizou-se o Atelier «Histórias para Cuidar da Natureza» no âmbito do Programa de Férias de Verão da Biblioteca Municipal Lídia Jorge de Albufeira, no qual participaram 9 crianças com idades entre os 6 e os 9 anos.

O primeiro dia de atelier começou com uma pequena apresentação em PowerPoint, sobre o que é a natureza e o meio ambiente e qual a sua importância; e falou-se ainda acerca de alguns problemas como o efeito de estufa e a subida dos níveis de água dos mares em todo o mundo. 

Todos aprenderam um pouco sobre este tema, também com a ajuda de algumas imagens "divertidas" sobre estas questões, mas que fizeram com que todos prestassem mais atenção a estes problemas:

«O Efeito de Estufa»


«A subida do nível da água do mar»


Após a aprendizagem, chegou o momento da História do Dia, alusiva a este tema, e foi lida por todos a história da «Árvore Mágica», de onde nascia tudo aquilo que um menino sonhava de noite e esse menino muito generoso, resolveu utilizar a «árvore mágica» para ajudar outros meninos... 


Depois o grupo foi convidado a fazer um trabalho manual, que desta vez, para celebrar a importância da natureza, realizaram-se trabalhos de colagens com folhas secas de diferentes árvores.

Mas para haver folhas para se colocar a imaginação a trabalhar, o grupo deslocou-se aos jardins da Biblioteca para recolher as folhas secas.

Já com muitas e muitas folhas apanhadas por todos, os trabalhos manuais começaram e cada um dedicou-se à construção de um projecto diferente.

O segundo dia de atelier, começou novamente com as questões do ambiente e todos foram convidados a sugerir ideias de como podemos e devemos agir para sermos verdadeiros «Amigos do Ambiente», em diferentes locais, como na sala de aula e em casa, e com diferentes atitudes em relação ao uso da água, da electricidade e dos meios de transporte.


De seguida, foi apresentado o Conto do Dia
«A história da Árvore Elvira» e do seu amigo Zacarias


E por fim, todos se dedicaram a terminar os trabalhos com as folhas secas recolhidas no dia anterior.
Depois de muito esforço e dedicação, aqui ficam as fotos dos trabalhos realizados:





 

Obrigado aos Amigos e Amigas que participaram no Atelier «Histórias para Cuidar da Natureza» da Biblioteca Municipal Lídia Jorge de Albufeira...