05 dezembro 2011

Dia Internacional do Voluntário - 5 de Dezembro

Comemora-se no dia 5 de Dezembro o Dia Internacional do Voluntário. Esta data foi criada pela Assembléia Geral das Nações Unidas com o objetivo de incentivar e valorizar o serviço voluntário em todo mundo.


O que é o Voluntariado?
Segundo o art.º 2.º da Lei n.º 71/98, de 3 de Novembro

É o conjunto de acções de interesse social e comunitário, realizadas de forma desinteressada por pessoas, no âmbito de projectos, programas e outras formas de intervenção ao serviço dos indivíduos, das famílias e da comunidade, desenvolvidos sem fins lucrativos por entidades públicas ou privadas.
Não são abrangidas pela presente Lei as actuações que, embora desinteressadas, tenham um carácter isolado e esporádico ou sejam determinadas por razões familiares, de amizade e de boa vizinhança.

Resumindo o Voluntariado:

ESTÁ ao serviço das pessoas, das famílias e das comunidades, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e do bem estar das populações.
TRADUZ-SE num conjunto de acções de interesse social e comunitário, realizadas de forma desinteressada, expressando o trabalho voluntário.
DESENVOLVE-SE através de projectos e programas de entidades públicas e privadas com condições para integrar voluntários, envolvendo as entidades promotoras.
CORRESPONDE a uma decisão livre e voluntária apoiada em motivações e opções pessoais que caracterizam o voluntário.

O que é ser Voluntário?
Segundo o art.º 3.º da Lei n.º 71/98, de 3 de Novembro
É o indivíduo que de forma livre, desinteressada e responsável se compromete, de acordo com as suas aptidões próprias e no seu tempo livre, a realizar acções de voluntariado no âmbito de uma organização promotora.
A qualidade de voluntário não pode, de qualquer forma, decorrer de relação de trabalho subordinado ou autónomo ou de qualquer relação de conteúdo patrimonial com a organização promotora, sem prejuízo de regimes especiais constantes da Lei.
Para saber mais acerca do que é ser voluntário e sobre a importância do Voluntariado visita o site:

Amigos e Amigas, sejam solidários e ajudem o próximo....