27 setembro 2011

Dia Mundial do Turismo - 27 Setembro

O dia 27 de Setembro foi instituído como o Dia Mundial do Turismo, em 1980, pela Organização Mundial do Turismo - OMT, instituição pertencente ao Sistema das Nações Unidas. O objectivo deste marco é promover o conhecimento da comunidade internacional sobre a importância do turismo e dos seus valores sociais, culturais, económicos e políticos, alertando também para os impactos causados pela actividade.

Por recomendação da OMT, todos os anos é escolhido pelos países membros da Organização um tema a ser debatido internacionalmente e este ano o tema é: "Turismo e a aproximação das culturas”.


O secretário-geral da OMT, Taleb Rifai afirmou que:
«A mensagem deste Dia Mundial do Turismo é que, graças ao turismo, milhões de pessoas de diferentes culturas se encontram em todo mundo como nunca havia ocorrido antes»
E ainda que:
«Esta interacção entre pessoas com diferentes tradições e formas de vida representa uma imensa oportunidade de avançar o caminho da tolerância, o respeito e a compreensão mútua.»



E tu, gostas de conhecer locais e culturas diferentes? Costumas viajar muito?
Uma sugestão, uma forma de viajar e conhecer locais diferentes mais barata e mais fácil, sabes qual é?
Mergulhar nos Livros, utilizar a tua imaginação e viajar pelos locais das aventuras descritas nas suas páginas... Boas Viagens!!