30 julho 2012

Foi assim o Atelier «Histórias com Diferenças Dentro» nos dias 24 e 25 Julho

Nos dias 24 e 25 de Julho realizou-se o Atelier «Histórias com Diferenças Dentro» na Biblioteca Municipal Lídia Jorge de Albufeira. No atelier participaram 17 crianças com idades entre os 6 e os 12 anos.

O objectivo deste atelier foi explorar e perceber que as pessoas não são iguais e que as diferenças são normais e devem ser encaradas como qualidades e não defeitos.

O primeiro dia começou com a apresentação da história: «O grande Dia», a história de um menino que andava numa cadeira de rodas e que ajudou a sua equipa de futebol, com as suas estratégias de treinador, a chegar à final do campeonato.
Depois, foi apresentada a história: «Elmer, o elefante xadrez», a história de um elefante que não era da cor dos outros elefantes, era um elefante aos quadrados coloridos e que todos gostavam da sua maneira divertida e diferente de estar na manada.

A partir desta história, cada criança fez o seu Elmer único e diferente. No final nasceram bonitos e diferentes elefantes para levar de recordação para casa.





No segundo dia, o grupo foi desafiado a criar «Mundos com Diferenças», ou seja, foi lhes apresentado um mapa mundo, pessoas com características fisicas diferentes para colorir e depois foi lhes pedido para recortarem de revistas pessoas diferentes, para compor os seus mundos. Pessoas de cores diferentes, de idades diferentes, com cabelos diferentes, com tamanhos diferentes...
Aqui ficam algumas fotos desses Mundos Diferentes....




Obrigado a todas as Amigas e Amigos que participaram no Atelier «Histórias com Diferenças Dentro»...