27 setembro 2023

Vamos Lembrar: DIA MUNDIAL DO TURISMO


O Município de Albufeira associa-se às comemorações do Dia Mundial do Turismo, que se assinalam, dia 27 de setembro, sob o mote “Turismo & Investimentos Verdes”

À semelhança de anos anteriores, serão distribuídos brindes e flores aos residentes e turistas, no Mercado Municipal dos Caliços e na baixa da cidade, bem como nas praias da Oura e na praia dos Olhos de Água.  

Das 15h00 às 19h00, Presidente José Carlos Rolo representa a Câmara Municipal de Albufeira na Conferência organizada pela Confederação do Turismo de Portugal subordinada ao tema “Turismo fator de coesão nacional”. 

O evento, que reúne os principais intervenientes do Turismo em Portugal, decorre no Hotel Nau Salgados Palace (Palácio de Congressos do Algarve), entre as 15h00 e as 19h00.

 


 

26 setembro 2023

CAMPANHA “SETEMBRO AMARELO" - Prevenção do Suicídio

🌼 ALBUFEIRA ADERE À CAMPANHA “SETEMBRO AMARELO”
 
O Município de Albufeira acolhe na próxima terça-feira, dia 26 de setembro, uma sessão pública de diálogo e esclarecimento inserida no âmbito do mês da Prevenção do Suicídio, cuja campanha é designada “Setembro Amarelo”
 
Será às 11h00, na Biblioteca Municipal Lídia Jorge, com entrada livre. 
 
🌼 Com moderação da Vereadora Cláudia Guedelha, esta sessão conta com a participação de profissionais da ESMC – Equipa de Saúde Mental de Albufeira, nomeadamente: Ana Cristina Trindade (psiquiatra da ESMC - Albufeira), Ricardo Correia (psiquiatra da ESMC - Albufeira), Dmytro Krupka (médico interno de Psiquiatria da ESMC - Albufeira), Salomé Brito (psicóloga – Ação Social-CM Albufeira) e ainda do jornalista e escritor, Arménio Aleluia Martins. 
 
🌼Recorde-se que no passado dia 10 de setembro, assinalou-se o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, data criada em 2003. Desde 2015, esta campanha passou a ser alargada a todo o mês de setembro.
 
🌼A iniciativa é promovida a nível mundial pela Organização Mundial da Saúde e Associação Internacional de Prevenção do Suicídio, e tem o apoio, em Portugal, da Coordenação Nacional de Politicas de Saúde Mental e Sociedade Portuguesa de Suicidologia. No Algarve, as iniciativas são levadas a cabo pela Coordenação Regional de Saúde Mental, Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) e pelo seu Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental, ACES do Algarve, diversas autarquias, como é o caso de Albufeira e diversas instituições.
 
🌼A iniciativa visa a sensibilização da população para a temática do suicídio, uma questão relevante, a nível mundial, do país e da região do Algarve e a consciencialização do papel que cada pessoa, e que as diferentes estruturas da comunidade, em que se incluem as câmaras e outras organizações, podem ter na prevenção do suicídio e da doença mental.

 


Sempre a Aprender: De onde vem o Papel?

Amigos e Amigas,

Vamos aprender com a série  De Onde Vem? que é uma série de desenhos animados brasileira  
produzida pela TV PinGuim exibida em diversos canais no Brasil. 
Os desenhos animados têm como objetivo tirar dúvidas.

Os desenhos animados são protagonizados pela menina Kika que tem sempre com dúvidas sobre de onde vem certas coisas.  
Nos desenhos animados as personagens são representados por objetos animados que respondem às dúvidas de Kika.

Assim, pode-se aprender de uma forma mais divertida, novos conceitos e temas...
 
 De Onde Vem o Papel ?
 


20 setembro 2023

Regresso às aulas: Dicas para Estudar melhor

Amigos e Amigas, de regresso às aulas,

Dicas para ficar concentrado durante o estudo

Por mais que se tente, é difícil fazer a mente concentrar-se nos estudos... 
Aqui ficam dicas de especialistas para resolver este problema.


Não apenas ler: devemos escrever!
Segundo o professor e autor de livros com dicas para estudos Pierluigi Piazzi, é importante estudar e escrever, e não só ler. "Quem só lê perde a concentração. Quem escreve consegue entender o assunto e mantê-lo na mente", explica ele.

Escrever à mão e não no Computador
Pesquisas já mostraram que os alunos que fazem isso aprendem mais do que quem só digitam no computador. "Temos movimentos totalmente distintos para escrever cada letra a mão, mas isso não existe quando se está a digitar. Isso faz com que mais redes neurais sejam ativadas no processo da escrita", diz o professor.

Resumir e escrever em papel
Faça resumos e esquemas da matéria. Mas não vale copiar todo o conteúdo dos livros. Imagine que tem pouco espaço e pouco tempo escrever sobre algo, por isso é preciso ser conciso, mas ao mesmo tempo abordar os pontos principais. 


Rever a matéria aprendida na aula no mesmo dia
Além de evitar acumular matérias, estudar o conteúdo visto em sala de aula no mesmo dia fará com que o cérebro entenda que aquilo é importante e o memorize.

Estudar sozinho
Por mais divertido que seja juntar-se com os amigos para estudar, acabamos por falar de outras coisas e as dúvidas permanecem. O professor Pierluigi é um grande defensor da ideia de que só se aprende mesmo no estudo solitário. "Estudar em grupo é útil quando a pessoa explica a matéria para os outros. Quem ouve não aproveita", diz ele. A melhor dica para um bom estudo, aliás, e explicar a matéria para si mesmo. 


Desligar todos os aparelhos electrónicos.
Na hora de estudar, nada de deixar o telemóvel por perto, para ver cada notificação que surge no Facebook. E nada de abrir o Facebook só por "dois minutinhos". Esses dois minutinhos acabam com toda a concentração. Reserva um tempinho do dia só para as redes sociais.
 

Estudar em um local organizado e tranquilo
O  local onde se estuda deve estar sempre organizado e silencioso. Ter muitas coisas espalhadas pode atrapalhar a concentração e há o risco de perder tempo a procurar coisas que precisamos para estudar.


Música? Só noutras línguas 
Não é proibido estudar a ouvir música - há quem precise dela para se concentrar. Mas deve-se evitar ouvir músicas em idiomas que entendemos - isso pode desviar a atenção para a letra da música e já não se presta atenção à matéria.


Usar marcadores de texto
Usar canetas coloridas e marcadores de texto para destacar e sublinhar os pontos principais é uma boa ajuda para manter o foco no que é importante. Post-its também podem ser úteis.


Ser organizado, mas flexível
Usar uma agenda ou quadro branco para organizar as tarefas. Mas fazer programações realistas para não desanimar. Definir que se vai estudar durante oito horas por dia se temos várias outras atividades, por exemplo, não é algo razoável. E devemos estar abertos às mudanças, caso seja necessário.

Criar um pequeno ritual antes de estudar
 Sempre que se mergulha nos estudos, criar e respeitar um ritual antes. Pode ser alongamentos do corpo, levar um copo de água ou sumo suco para junto da mesa. Com o tempo, o cérebro vai entender que é o momento dedicado aos estudos e ficará mais fácil de se concentrar e memorizar.

 

 FONTE: http://guiadoestudante.abril.com.br/vestibular-enem/13-dicas-se-concentrar-hora-estudos-682308.shtml