25 setembro 2025

Contos ao Entardecer na Biblioteca Municipal Albufeira

 Depois da pausa do verão, 

Regressam os Contos ao Entardecer à Biblioteca Municipal de Albufeira,

 Já temos datas marcadas para 2025 e 2026.

 Apontem nas vossas agendas.
 
A entrada é livre, sem necessidade de inscrição.
 
Apareçam!
 

 

𝗗𝗶𝗮 𝗜𝗻𝘁𝗲𝗿𝗻𝗮𝗰𝗶𝗼𝗻𝗮𝗹 𝗱𝗮 𝗟𝗶𝘁𝗲𝗿𝗮𝗰𝗶𝗮 𝗮𝘀𝘀𝗶𝗻𝗮𝗹𝗮𝗱𝗼 𝗰𝗼𝗺 𝘂́𝗹𝘁𝗶𝗺𝗮 𝗰𝗼𝗻𝗳𝗲𝗿𝗲̂𝗻𝗰𝗶𝗮 𝗱𝗼 𝗰𝗶𝗰𝗹𝗼 "𝗠𝘂𝗹𝗵𝗲𝗿𝗲𝘀 𝗥𝗮𝗿𝗮𝘀" - Setembro 2025

 A Biblioteca Municipal Lídia Jorge recebe, no próximo dia 25 de setembro, a última de três conferências do ciclo “Mulheres Raras – Cultura Feminina e Escritoras Portuguesas no Século XX”. 

A iniciativa acontece no âmbito das celebrações do Dia Internacional da Literacia, e tem como objetivo assinalar a cultura feminina no quadro da literatura produzida em Portugal durante o século passado.


Durante o evento, os participantes vão ser convidados a revisitar a vida e obra de várias autoras marcantes. Durante as sessões, tem sido dado destaque a mulheres que conquistaram um espaço na história da literatura portuguesa. 

Do catálogo das atividades têm feito parte nomes como Isabel da Nóbrega, Maria Ondina Braga, Isabel Meyrelles, e muitas outras.

O ciclo de conferências tem sido dinamizado por Rosa Azevedo. Formada em Literatura Portuguesa e Francesa e mestre em Edição de Texto, Rosa Azevedo tem dedicado as últimas duas décadas à realização de vários cursos de literatura. 

Conta também com vários trabalhos de produção literária, e é programadora cultural e editora na Livraria Snob. Nos últimos anos, tem ainda desempenhado funções na Direção da Rede de Livrarias Independentes (RELI).

A iniciativa “Mulheres Raras” contou já com duas sessões. A primeira aconteceu no passado dia 22 de maio. Seguiu-se um novo encontro exatamente um mês depois, a 22 de junho. 

O encerramento do ciclo acontece já no próximo dia 25 de setembro, e acontece no quadro das celebrações do Dia Internacional da Literacia. 

A efeméride assinala-se todos os anos a 8 de setembro, e tem como objetivo sensibilizar para a importância da alfabetização, e da promoção da aprendizagem ao longo da vida.

A participação no evento é gratuita, e encontra-se aberta a todas as pessoas interessadas. 

As inscrições devem ser feitas diretamente junto dos serviços da Biblioteca Municipal Lídia Jorge, através de chamada telefónica (289 599 507 ou 289 598 853) ou de correio eletrónico (biblioteca@cm-albufeira.pt ou elisabete.silva2@cm-albufeira.pt).

 


16 setembro 2025

Vamos Lembrar: Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozono - 16 Setembro

O Dia Internacional para a Preservação da Camada do Ozono foi designado pela Assembleia-geral das Nações Unidas em 1994 para comemorar o dia da assinatura do Protocolo de Montreal sobre Substâncias que Prejudicam a Camada de Ozono, em 1987.

Inicialmente assinado por 46 países, o Protocolo de Montreal foi sendo alvo de emendas e aditamentos ao longo dos anos. Em Dezembro de 1999, a Declaração de Pequim, aprovada durante a reunião dos subscritores do Protocolo de Montreal, reafirmou o compromisso de 175 governos, organizações internacionais, indústrias e outros grupos de conseguir a eliminação progressiva dos produtos químicos que destroem a camada de ozono da estratosfera.

Desde essa data que os vários países dedicam este dia à promoção de atividades compatíveis com os objetivos do Protocolo de Montreal e das suas alterações.

A camada de ozono é um frágil escudo feito de gás que protege a Terra das radiações nocivas do sol, contribuindo, deste modo, para a preservação da vida no planeta.

Tratou-se da mais significativa reação internacional a descobertas divulgadas no final da década de 80 sobre o “buraco do ozono”, que davam conta da existência de declínios dramáticos nas concentrações de ozono sobre a Antárctica.

Os peritos estimam que, para além de causas naturais, as substâncias químicas produzidas pelo homem contribuem em 82% para a destruição da camada de ozono.

O Sol envia diariamente para a Terra a sua energia sob a forma de radiações. A camada de ozono, situada na estratosfera entre 10 a 50 quilómetros acima da Terra, absorve a radiação ultravioleta B, nociva para a saúde e o ambiente.

 

PERIGOS RESULTANTES DA DESTRUIÇÃO DA CAMADA DE OZONO

No Ambiente: Destruição das colheitas; Desaparecimento de alguns seres vivos, alterando as cadeias alimentares.

No Homem: Aumento do cancro da pele; Aumento da cegueira; Enfraquecimento do sistema imunitário.

As previsões mais recentes indicam que os níveis de ozono na Primavera da Antárctida deverão começar a aumentar em 2010. Já as oscilações de espessura da camada de ozono no Árctico são altamente variáveis e difíceis de prever, mas um evento semelhante à depleção da camada de ozono da Antárctida parece pouco provável, segundo os peritos.

 

COMO PROTEGER A CAMADA DE OZONO

  

A proteção da camada de ozono passa também pelos cidadãos, que devem garantir que não estão a utilizar produtos ou equipamentos (por exemplo frigoríficos ou balcões frigoríficos, aparelhos de ar condicionado, extintores de incêndios, inaladores para asmáticos) onde ainda se utilizem substâncias nocivas.

Qual pode ser o contributo de cada cidadão para preservar a camada de ozono?

Troca de lâmpadas: Se trocar as lâmpadas convencionais por fluorescentes compactas não produz, no mínimo, 400 quilos de dióxido de carbono por ano.

Deixar o carro na garagem: Cada 10 quilómetros é igual a menos 3 quilos de dióxido de carbono. Cada litro de gasolina liberta 2.5 Kg de dióxido de carbono.

Reciclagem: Acredite ou não, se reciclar apenas metade do seu lixo estará a contribuir para uma redução de cerca de 1.000 quilos de dióxido de carbono anuais.

Plásticos e embalagens: Se reduzir em 10% este tipo de lixo, diminuirá 545 quilos de dióxido de carbono ao ano.

Ar Condicionado: Com um simples ajuste, baixar a temperatura 2 graus no Inverno e subir 2 graus no Verão poderá poupar uns 900 quilos de dióxido de carbono anuais.

Árvores: Uma só árvore absorve uma tonelada de dióxido de carbono ao longo de sua vida. Conserve-as, plante uma, duas, várias.

Aparelhos eletrónicos: Com o simples ato de desligar aparelhos eletrónicos que não estão a ser usados, poupará milhares de quilos de dióxido de carbono ao final de um ano. Se for comprar um frigorífico novo, opte por um que não use CFC's prejudiciais à camada do Ozono.

Na compra de aerossóis, artigos de refrigeração ou espumas, certificar-se que não têm CFC's;

Em vez dos "sprays", optar por produtos "roll-on" ou "stick" e desodorizantes que sejam amigos do ambiente;

Preferir produtos que respeitem o ambiente.

No Dia Mundial para a Preservação da Camada de Ozono tente reflectir e contribuir para a saúde do planeta Terra e de todos nós.

Preserve o meio ambiente, aqueles que o rodeiam e a sua saúde.