31 maio 2012

Dia Mundial Sem Tabaco - 31 de Maio

No dia 31 de Maio assinala-se o Dia Mundial Sem Tabaco, a data foi criada pela OMS – Organização Mundial de Saúde para aumentar a consciencialização dos perigos do uso do tabaco e denunciar as tácticas usadas pela indústria do tabaco a fim atrair os consumidores para usarem os seus produtos.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) elegeu como tema para assinalar o Dia Mundial sem Tabaco - 31 de maio de 2012, a interferência da indústria do tabaco na implementação de medidas que procuram controlar o consumo. Para controlar a epidemia global do tabaco, a OMS pede aos países para colocarem a luta contra a interferência da indústria do tabaco no centro dos seus esforços.


De acordo com a OMS, o tabagismo é uma das principais causas evitáveis ​​de morte, e é responsável por aproximadamente 6 milhões de mortes a cada ano. Destas, mais de 600 mil não são de fumadores, mas de pessoas expostas ao fumo de forma passiva.


22 maio 2012

Dia do Autor Português - 22 de Maio

Foi no ano de 1982 que o maestro Nóbrega e Sousa, membro da Direção da Sociedade Portuguesa de Autores, teve a ideia de instituir o dia 22 de Maio como "Dia do Autor Português".

Desde essa data festeja-se, anualmente, esse dia, reconhecendo o trabalho que diferentes personalidades portuguesas têm feito e valorizando a contribuição que têm dado à nossa cultura, nas diferentes áreas de criação artística - literatura, pintura, escultura, dança, teatro, música...



Para ficares a conheceres mais acerca dos autores portugueses, visita o site da Sociedade Portuguesa de Autores: http://www.spautores.pt/



18 maio 2012

Dia Internacional dos Museus - 18 de Maio

O Dia Internacional dos Museus foi implementado em 1977 pelo Conselho Internacional de Museus  (ICOM), com o objetivo de alertar as pessoas para o papel importante que os museus desenvolvem no que diz respeito à cultura.

Para 18 de maio estão, por norma, agendadas várias iniciativas gratuitas. Contudo, as comemorações não se limitam a este dia. A 19 de maio é celebrada a Noite dos Museus, iniciativa instituída em 2005, em França, e que conta também com a adesão de Portugal, através dos Instituo dos Museus e da Conservação(IMC).

Em 2012, celebra-se o 35.º aniversáio deste dia e o tema escolhido é "Museus num mundo em mudança: Novos Desafios, Novas Inspirações". O propósito é o de desafiar os espaços culturais a reforçarem o seu papel na sociedade.


Em ALBUFEIRA:
Podes visitar o Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira, que fica na Praça da República, na parte antiga da cidade de Albufeira.
Horário: 9H30 às 17H30 - Encerra à Segunda-feira

Bilhete normal: € 1,00  
Entrada gratuita:
•  Dia Internacional dos Museus
•  Feriados
•  Crianças até aos 14 anos
•  Reformados ou aposentados
•  Estudantes / Professores
•  Cartão jovem
•  Grupos escolares
•  Membros ICOM
•  Membros dos Órgãos Autárquicos do Concelho de Albufeira
•  Funcionários do Município de Albufeira e familiares directos (pais, conjugues e filhos)
•  Grupos organizados das juntas de freguesia
•  Domingos até às 12h30

15 maio 2012

Hora do Conto - Visita do 3º ano da E.B. 1º Ciclo de Paderne

No dia 15 de Maio, a turma A do 3º ano do Prof. Miguel Cunha, com 19 alunos com idades entre os 8 e 9 anos, da Escola Básica de 1º Ciclo de Paderne veio visitar a Biblioteca Municipal de Albufeira.

A visita começou com a apresentação do sector infanto-juvenil e dos vários equipamentos disponiveis nesta sala.
Depois falou-se acerca das regras de comportamento a ter numa Biblioteca e acerca de como os livros estão organizados e dos cuidados a ter ao manuaser os livros.

Depois de apresentado o espaço, chegou o momento de ouvir uma história na nossa sala da hora do conto.
A história escolhida para este grupo de crianças foi da Colecção Biblioteca de Valores:

«Joca aprende a lição»
A hístória é sobre o Joca, um menino que gostava de pregar partidas, aos mais pequenos e mais fracos, mas um dia, tem um pesadelo e imagina-se no meio de enormes dinossauros, que o querem comer e aprende a lição e começa a respeitar as pessoas e os animais à sua volta.


A seguir à aventura do Joca, e já nas mesas do sector infanto-juvenil, o grupo começou a fazer Marcadores de Livros para levar de recordação desta visita. Aqui ficam algumas fotos:


Depois, de acabados, os Marcadores de Livros, as crianças puderam explorar os livros e o espaço da Biblioteca.


Obrigado, Amigas e Amigos da turma do 3º ano da Escola Básica do 1º Ciclo de Paderne pela vossa visita!


Dia Internacional da Família - 15 de Maio

 
A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas - ONU proclamou, pela Resolução n.º 47/237 de 20 de Setembro de 1993, o dia 15 de Maio como DIA INTERNACIONAL DA FAMÍLIA, com o objectivo de chamar a atenção de todo o mundo, governos, responsáveis por políticas locais e famílias, para a importância da FAMÍLIA como núcleo vital da sociedade e para os seus direitos e responsabilidades.





O  primeiro Dia Internacional da Família celebrou-se em 1994.

A celebração do Dia Internacional da Família pretende destacar a importância da família na estrutura do núcleo familiar e o seu relevo na base da educação infantil. 
O dia pretende reforçar a mensagem de união, amor, respeito e compreensão necessárias para o bom relacionamento de todos os elementos que compõem a família.

14 maio 2012

Obrigado - 10.000 visualizações

O AlbuTekas Blog só faz 1 ano de idade, no próximo mês de Julho, mas estamos muito felizes, pois já passámos a barreira das 10.000 visualizações...

Obrigado a todos os Amigos e Amigas que nos visitaram e continuam a visitar... 



Até breve ...



08 maio 2012

Hora do Conto - Visita da Creche Palmeirinhas

No dia 8 de Maio, a Creche Palmeirinhas de Albufeira visitou a Biblioteca Municipal.
Para conhecer o sector infanto-juvenil vieram 2 salas, num total de 28 crianças com idades entre os 2 e 3 anos.

A Biblioteca Municipal foi apresentada com ajuda das nossas histórias tradicionais que habitam nas paredes por entre as estantes dos livros.
Depois, uma sala de cada vez, pode ouvir a história da «Camila, não quer emprestar os seus brinquedos» na sala da hora do conto. A seguir à história, as crianças puderam explorar todos os cantinhos da nossa sala da hora do conto, até mesmo andar no nosso cavalinho de madeira.

Durante a visita, as crianças puderam ainda pintar com lápis de côr, uns desenhos alusivos à história da Camila.



E também, puderam explorar os livros disponiveis para as suas idades na Biblioteca. Tudo isto, sempre com muito entusiasmo e alegria por parte das crianças, que demonstraram estar muito contentes por poderem estar em um local novo cheio de novidades.



Obrigado, Amigas e Amigos, da Creche Palmeirinhas pela vossa visita...

Hora do Conto - Visita da Creche Gente Miúda

No dia 3 de Maio, a Creche Gente Miúda de Paderne veio visitar a Biblioteca Municipal, com duas das suas salas, com um grupo de 26 crianças na totalidade com idades entre os 2 e 3 anos.

A história escolhida para contar aos nossos visitantes muito pequeninos foi:


A história foi contada, a um grupo de cada vez, na nossa sala do hora do conto. Depois de ouvir a história e conversar um pouco sobre a mensagem da Camila, as crianças puderam explorar a nossa sala, e espreitar dentro da casinha que guarda a Mala Mágica com Histórias de Encantar e ainda andar no nosso cavalinho de madeira.

Na visita ao sector infanto-juvenil da Biblioteca, as crianças também puderam explorar alguns livros adequados às suas idades e ainda pintar uns desenhos da Camila e dos seus amigos, Celestino e Beatriz.

Obrigado, Amigos e Amigas da Creche Gente Miúda pela vossa visita... 

07 maio 2012

"Dormindo com os Livros" na Biblioteca Municipal

No dia 4 de Maio de 2012, a Sala Verde (turma 3) do Jardim de Infância de Ferreiras dormiu com os Livros na Biblioteca Municipal.
A aventura começou na 6ªfeira, às 20h30m e terminou no dia seguinte às 9h30m, para o grupo de 19 crianças, com 5 e 6 anos de idade. 
A noite foi preparada, numa colaboração entre a Biblioteca Municipal, a Educadora Ana Pires e a sua animadora Lucrécia Matias e ainda a voluntária Diana Pires.
A noite começou com a recepção das crianças no sector infanto-juvenil da Biblioteca. As crianças chegaram já com os pijamas vestidos e trouxeram os sacos de camas para montar acampamento entre os livros.


O grupo foi recebido com a música da voluntária Diana Pires que tocou e animou o todo o grupo com a sua viola.

Depois, chegou o momento de preparar o acampamento, o espaço para dormir. Foi junto às estantes dos livros, que um a um, se organizaram os sacos de cama para a noite na Biblioteca.

Depois, de preparadas as camas, o grupo participou numa "caça ao objecto". Por entre as estantes e os livros, estavam escondidos objectos estranhos que não deveriam estar numa Biblioteca, que as crianças tinham de descobrir. A partir da descoberta dos vários objectos, começou-se a preparar um ambiente de mistério para contar a história, donde os objectos descobertos faziam parte.
    
A história da autoria da Educadora Ana Pires chamava-se "A História da Sapatinha", foi contada na nossa sala da hora do conto, com a ajuda de um grande livro onde estava escrita a história e por onde saiam as várias personagens da história e ainda com uma janela, onde a Sapatinha esperava pacientemente.

A história conta-nos que uma Sapatinha (utilizaram-se sapatilhas, sapatos, sandálias e chinelos para fazer as personagens em formato de fantoches) encontrou um cordão com um coração na ponta e então decidiu  ficar à janela para procurar o seu dono. Pela janela passaram o Sapatão do João; o Sapato do Sr.Cavaco; o Chinelo do pé do José; a Sandália da Sra.Amália e finalmente o Sapatinho do Luisinho que era o dono do cordão com o coração na ponta. No final o Sapatinho do Luisinho ofereceu o coração à Sapatinha para agradecer e os dois ficaram amigos para sempre.

Depois da história da Sapatinha, foi oferecido a todas as crianças, uma lembrança da noite passada na Biblioteca Municipal, a Educadora Ana fez uma pequena almofada com a mensagem:
"Dormi com os Livros"

Depois de tanta agitação e brincadeira, chegou a hora de dormir por entre os Livros da Biblioteca Municipal.

A noite foi muito tranquila e todos dormiram até às 7h da manhã seguinte. Depois de acordar, chegou o momento de arrumar o acampamento de sacos de camas, mantas e almofadas. E antes de voltar para junto dos pais, ainda se tomou o pequeno-almoço, todos juntos, no bar da Biblioteca, que simpaticamente, alguns pais ofereceram.

A noite foi um sucesso e as crianças adoraram esta noite diferente passada entre Livros na Biblioteca Municipal de Albufeira.

Obrigado Ana, Lucrécia, Diana, Pais e a todas as crianças da sala verde do Jardim de Infância de Ferreiras...


04 maio 2012

Dia da Mãe

O Dia da Mãe é uma data comemorativa que em Portugal se celebra sempre no primeiro Domingo do mês de Maio.
Em Portugal, o Dia da Mãe chegou a ser celebrado a 8 de Dezembro, mas passou a ser celebrado no 1º Domingo de Maio, em homenagem a Virgem Maria, mãe de Cristo.
A data é uma homenagem a todas as mães e serve para reforçar e demonstrar o amor dos filhos pelas suas mães.
No Dia da Mãe, os filhos costumam organizar e oferecer surpresas às suas mães, para lhes mostrarem o quanto gostam delas e para agradecer todo o empenho e dedicação destas ao longo dos anos.

Origem do Dia da Mãe

Remonta às comemorações primaveris da Grécia Antiga, em honra de Rhea, mulher de Cronos e Mãe dos Deuses. Em Roma, as festas do Dia da Mãe eram dedicadas a Cybele, a Mãe dos Deuses romanos, e as cerimónias em sua homenagem começaram por volta de 250 anos antes do nascimento de Cristo.

No Século XVII em Inglaterra - Celebrava-se no 4º Domingo de Quaresma um dia chamado “Domingo da Mãe”, que homenageava todas as mães inglesas.

Nos Estados Unidos - Em 1904, quando Anna Jarvis, perdeu a sua mãe ficou muito triste. As suas amigas decidiram organizar uma festa em memória à sua mãe e Anna quis que a festa fosse festejada para todas as mães, vivas ou mortas. Em 1914, a data foi oficializada pelo presidente Woodrow Wilson e passou e ser celebrada no primeiro domingo de Maio.