07 maio 2012

"Dormindo com os Livros" na Biblioteca Municipal

No dia 4 de Maio de 2012, a Sala Verde (turma 3) do Jardim de Infância de Ferreiras dormiu com os Livros na Biblioteca Municipal.
A aventura começou na 6ªfeira, às 20h30m e terminou no dia seguinte às 9h30m, para o grupo de 19 crianças, com 5 e 6 anos de idade. 
A noite foi preparada, numa colaboração entre a Biblioteca Municipal, a Educadora Ana Pires e a sua animadora Lucrécia Matias e ainda a voluntária Diana Pires.
A noite começou com a recepção das crianças no sector infanto-juvenil da Biblioteca. As crianças chegaram já com os pijamas vestidos e trouxeram os sacos de camas para montar acampamento entre os livros.


O grupo foi recebido com a música da voluntária Diana Pires que tocou e animou o todo o grupo com a sua viola.

Depois, chegou o momento de preparar o acampamento, o espaço para dormir. Foi junto às estantes dos livros, que um a um, se organizaram os sacos de cama para a noite na Biblioteca.

Depois, de preparadas as camas, o grupo participou numa "caça ao objecto". Por entre as estantes e os livros, estavam escondidos objectos estranhos que não deveriam estar numa Biblioteca, que as crianças tinham de descobrir. A partir da descoberta dos vários objectos, começou-se a preparar um ambiente de mistério para contar a história, donde os objectos descobertos faziam parte.
    
A história da autoria da Educadora Ana Pires chamava-se "A História da Sapatinha", foi contada na nossa sala da hora do conto, com a ajuda de um grande livro onde estava escrita a história e por onde saiam as várias personagens da história e ainda com uma janela, onde a Sapatinha esperava pacientemente.

A história conta-nos que uma Sapatinha (utilizaram-se sapatilhas, sapatos, sandálias e chinelos para fazer as personagens em formato de fantoches) encontrou um cordão com um coração na ponta e então decidiu  ficar à janela para procurar o seu dono. Pela janela passaram o Sapatão do João; o Sapato do Sr.Cavaco; o Chinelo do pé do José; a Sandália da Sra.Amália e finalmente o Sapatinho do Luisinho que era o dono do cordão com o coração na ponta. No final o Sapatinho do Luisinho ofereceu o coração à Sapatinha para agradecer e os dois ficaram amigos para sempre.

Depois da história da Sapatinha, foi oferecido a todas as crianças, uma lembrança da noite passada na Biblioteca Municipal, a Educadora Ana fez uma pequena almofada com a mensagem:
"Dormi com os Livros"

Depois de tanta agitação e brincadeira, chegou a hora de dormir por entre os Livros da Biblioteca Municipal.

A noite foi muito tranquila e todos dormiram até às 7h da manhã seguinte. Depois de acordar, chegou o momento de arrumar o acampamento de sacos de camas, mantas e almofadas. E antes de voltar para junto dos pais, ainda se tomou o pequeno-almoço, todos juntos, no bar da Biblioteca, que simpaticamente, alguns pais ofereceram.

A noite foi um sucesso e as crianças adoraram esta noite diferente passada entre Livros na Biblioteca Municipal de Albufeira.

Obrigado Ana, Lucrécia, Diana, Pais e a todas as crianças da sala verde do Jardim de Infância de Ferreiras...