Na cidade de Magdeburg, na Alemanha, uma iniciativa, que partiu da própria população, está a diminuir a quantidade de lixo no município e, ainda, a incentivar o hábito da leitura entre os moradores: é a Open Air Library, uma biblioteca pública construída, basicamente, com mil caixas de cerveja.
As embalagens plásticas, que são habitualmente usadas para vender as bebidas em lotes, foram doadas por uma empresa da região e, para erguer a biblioteca, a própria comunidade meteu a mão na massa, com a ajuda de um escritório de design, que fez o acabamento da obra reutilizando partes da fachada de um armazém abandonado da cidade.
Depois de pronta, a biblioteca continua dependendo da boa vontade da população: os mais de dois mil livros de seu acervo foram doados pelos moradores e a conservação das obras e do espaço também depende deles. Isso porque não existem seguranças nem bibliotecários no local, que fica aberta 24 horas e funciona na base da confiança mesmo: qualquer um pode entrar no edifício, para buscar um livro e levar para casa.
Por enquanto, todas as obras foram devolvidas e a população está cada vez mais orgulhosa da iniciativa, que recebe doações de livro, praticamente, todos os dias. Será que uma biblioteca colaborativa, no estilo da Open Air Library, funcionaria em qualquer parte ?
O edifício público – que ainda conta com área externa com muito verde e espaço para apresentações culturais – foi desenvolvido com a intenção de recuperar a autoestima dos moradores da cidade, que ficou praticamente abandonada depois da reunificação da Alemanha. O objetivo parece ter sido alcançado, não?
Fonte: Texto da Superinteressante