05 junho 2012

Dia Mundial do Ambiente - 5 de Junho

O Dia Mundial do Ambiente é celebrado todos os anos no dia 5 de Junho. É um evento anual que tem como objectivo assinalar ações positivas de proteção e preservação do ambiente e alertar as populações e os governos para a necessidade de salvar o ambiente.


A celebração do Dia Mundial do Ambiente teve início em 1972. O dia foi criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas  na resolução (XXVII) de 15 de Dezembro de 1972, com a qual foi aberta a Conferência de Estocolomo, na Suécia cujo tema central foi o Ambiente Humano.

Todos os anos, as Nações Unidas apresentam um tema, que serve de ponto de partida para o desenvolvimento de ações de celebração do Dia Mundial do Ambiente.

Os eventos visam apresentar novas formas e métodos de preservar o futuro da humanidade, seja através de ações individuais do cidadão ou coletivas.


Este ano, o tema para o Dia Mundial do Meio Ambiente é Economia Verde: Ela te inclui?  O tema destaca que a Economia Verde é um re-pensar essencial sobre a forma como fazemos negócios, se pretendemos criar um futuro melhor.

Mas, mais importante do que isso, o tema sublinha o fato de que 'cada pessoa' é um elemento importante para o sucesso da Economia Verde e convida-lhe a avaliar se as medidas que estão a ser tomadas pelo governo, setor privado, sociedade civil e a comunidade, estão a incluir todas as pessoas na seu desenvolvimento.

A Economia Verde toca quase todos os aspectos das nossas vidas e preocupações acerca do desenvolvimento. Por exemplo, diz respeito à energia sustentável, empregos verdes, construções verdes, agricultura, pesca, silvicultura, indústria, eficiência energética, turismo sustentável, transporte sustentável, utilização de resíduos, eficiência hídrica e eficiência de todos os outros recursos. Todos estes elementos fazem parte da implementação bem sucedida de uma economia verde.