16 julho 2012

Foi assim o Atelier «Histórias para cuidar do Meio Ambiente» nos dias 10 e 11 Julho 2012

Nos dias 10 e 11 de Julho realizou-se o Atelier «Histórias para cuidar do Meio Ambiente» na Biblioteca Municipal de Albufeira. No atelier partciparam 15 crianças com idades entre os 6 e os 11 anos.

O atelier iniciou-se com uma apresentação em power point para explicar, de forma resumida, o que é o ambiente e quais as atitudes que podemos tomar e fazer no nosso dia a dia, para sermos verdadeiros Amigos do Meio Ambiente.
Apresentaram-se ainda alguns recordes do mundo da natureza, como por exemplo, a montanha mais alta do mundo ou o oceano mais profundo, entre outros.

De seguida, foi apresentada a história alusiva ao tema da preservação do Meio Ambiente: «A gritadeira» .
A história de uma pequena planta que sabe muito acerca de como devemos agir para preservar o meio ambiente e resolve ensinar tudo à menina por quem é adoptada.


Depois, chegou a altura de fazer um trabalho de expressão plástica. Neste primeiro dia, fizemos um Porta-Recados Amigo do Ambiente, com ajuda de cartão, colas, um pouco de cortiça e muita imaginação, que servirá para afixar mensagens e recados para lembrar a familia e os amigos, os comportamentos que são amigos do ambiente, como por exemplo, desligar sempre as luzes, quando não são necessárias.  
Aqui ficam algumas fotos dos trabalhos feitos pelas crianças:

PORTA - RECADOS AMIGO DO AMBIENTE





O segundo dia de atelier, dia 11 de Julho, iniciou-se com a apresentação da história: «A galinha que sabia ler», que conta a história de uma galinha que ajudou a salvar uma quinta e as suas plantações e animais, com ajuda de um livro que ensinava a cuidar de plantas...

Depois, fizemos outro pequeno trabalho manual, o «Móbil  natureza colorida», com a ajuda de cd's. Cada criança usou a imaginação e criou o seu móbil com animais e muitas cores à mistura.  
Aqui ficam as fotos dos trabalhos:





Obrigado a todas as Amigas e Amigos que participaram no Atelier «Histórias para cuidar do Meio Ambiente»