23 janeiro 2013

Hora do Conto - Visita do Jardim de Infância de Vale Carro

No dia 22 de Janeiro de 2013, a Sala 2, da educadora Almerinda, do Jardim de Infância de Vale Carro, visitou a Biblioteca Municipal.
O grupo era composto por 20 crianças, com 3 e 4 anos de idade.

Como habitualmente, a visita começou com a apresentação dos espaços da Biblioteca, e dos vários materiais disponiveis para requisição e com uma conversa acerca das regras de funcionamento e comportamento e de como se organizam os livros.

Depois, as crianças foram convidadas para a sala da hora do conto, para ouvir a história: "Um bocadinho de Inverno".
No cantinho das histórias, falou-se um pouco sobre as estações do ano e sobre o Inverno em particular.

Aqui neste espaço, as crianças puderam brincar e explorar a "casinha" e andar no nosso "cavalinho de madeira".

Após a história, chegou a hora das pinturas. Todos pintaram um desenho alusivo às personagens da história, para depois, todos juntos, com uma capa improvisada, formarem um pequeno "livro", que foi oferecido ao grupo, para levar de recordação e para ser tratado, tal como, um verdadeiro livro.

Por último, as crianças puderam consultar e explorar livros indicados às suas idades.









Obrigado, Amigos e Amigas do Jardim de Infância de Vale Carro, pela vossa visita...

21 janeiro 2013

Hora do Conto - Visita do Jardim de Infância de Vale Serves

Nos dias 8, 10 e 15 de Janeiro de 2013, as 3 salas do Jardim de Infância de Vale Serves visitaram a Biblioteca Municipal Lídia Jorge.

No dia 8 de Janeiro, a educadora Isabel Artur, da sala 1, trouxe 19 crianças com 4 e 5 anos de idade.
No dia 10 de Janeiro, a educadora Adília, da sala 2, visitou a Biblioteca com o seu grupo de 18 crianças, também com 4 e 5 anos.
E no dia 15 de Janeiro, a educadora Isabel Camacho visitou o nosso espaço, com a sala 3, a sala dos mais pequenos, com 3 e 4 anos.

As visitas à Biblioteca começaram com uma pequena apresentação dos vários espaços e com uma pequena conversa de como funciona a Biblioteca e como se devem tratar os livros e os materiais da biblioteca.

Depois, chegou o momento da Hora do Conto. A história do mês de Janeiro, foi escolhida, a pensar na estação do ano, em que estamos. Assim, foi lida a história:

"Um bocadinho de Inverno" de Paul Stewart e Chris Riddell
Na história, é quase Inverno, e está a chegar a altura do sono anual do ouriço. O ouriço pede ao coelho que lhe guarde um bocadinho de Inverno, para quando acordar saber como é. Mas o coelho é muito esquecido. Será ele capaz de se lembrar do pedido? Descubram, lendo esta história!!

Depois de ouvir a história, na sala da hora do conto, e explorar e brincar no nosso cantinho das histórias, as crianças pintaram desenhos alusivos à história, para depois de terminados, todos juntos, transformarem-se em um pequeno livro, com caracteristicas únicas, feito por todos e para levarem de recordação da visita e ser tratado com muito cuidado por todos.

De seguida, chegou a momento das crianças, explorarem os muitos livros da Biblioteca. Assim, foram indicados e escolhidos os livros próprios para estas idades e todos juntos, nas mesas ou no tapete, as crianças puderam ver e explorar muitos e diferentes livros. 

Aqui ficam algumas fotos das visitas:

 Sala 1 - 8 de Janeiro 2013



Sala 2 -10 de Janeiro 2013



Sala 3 -15 de Janeiro 2013




Obrigado, Amigos e Amigas do Jardim de Infância de Vale Serves pela visita...


04 janeiro 2013

Vamos Lembrar: Dia Mundial do Braille - 4 Janeiro

O Dia Mundial do Braille celebra-se a  4 de Janeiro, dia de nascimento do criador do sistema de leitura para cegos que recebeu seu nome, Louis Braille (Coupvray, 4 de Janeiro de 1809 — Paris, 6 de Janeiro de 1852).
Louis Braille criou este sistema de leitura, baseado na sensibilidade epicritica do ser humano, que através do tacto da polpa digital consegue distinguir pequenas diferenças de posicionamento entre dois pontos diferentes.

Hoje, o método simples e engenhoso elaborado por Braille torna a palavra escrita disponível a milhões de deficientes visuais, graças aos esforços decididos daquele rapaz há quase 200 anos.

O braille é lido da esquerda para a direita, com uma ou ambas as mãos. Cada célula braille permite 63 combinações de pontos. Assim, podem-se designar combinações de pontos para todas as letras e para a pontuação da maioria dos alfabetos.

Vários idiomas usam uma forma abreviada de braille, na qual certas células são usadas no lugar de combinações de letras ou de palavras freqüentemente usadas. Algumas pessoas ganharam tanta prática em ler braille que conseguem ler até 200 palavras por minuto.
 

03 janeiro 2013

Vamos Conhecer: David Mckee


David McKee nasceu em 1935, em Devon – Inglaterra, autor e ilustrador principalmente de livros de crianças e animações.


Depois de terminar os estudos em Devon, estudou na Plymouth College of Art.

David McKee ao longo da sua carreira usou, frequentemente o pseudónimo de Violet Easton nos seus trabalhos.

O primeiro livro de David McKee foi publicado em 1964.

Os seus livros foram publicados em várias línguas em todo o mundo, e muitos deles foram adaptados para televisão.

Mckee é o autor da famosa colecção de Elmer, o elefante aos quadrados.As histórias de Elmer já foram publicadas em mais de 20 línguas e tem gerado uma gama de mercadorias, incluindo brinquedos de peluche.

Alguns livros de David McKee que podes encontrar na Biblioteca Municipal de Albufeira:



Boas Leituras, Amigos e Amigas!!!