04 fevereiro 2013

Vamos Conhecer: Lewis Carroll

Charles Lutwidge Dodgson, mais conhecido pelo seu pseudónimo,  Lewis Carroll, nasceu na Inglaterra, em Daresbury, a 27 de Janeiro de 1832 e faleceu em Guildford a 14 de Janeiro de 1898.


Leccionou matemática no Christ College em Oxford, foi matemático, romancista e poeta, tornando-se mundialmente famoso por ser o autor do clássico livro "ALICE NO PAIS DAS MARAVILHAS"

Como surgiu a história de Alice:
A história de Alice no País das Maravilhas originou-se em 1862, quando Carroll fazia um passeio de barco no rio Tâmisa com sua amiga Alice Pleasance Liddell (com 10 anos na época) e as suas duas irmãs, sendo as três filhas do reitor da Christ Church.
Ele começou a contar uma história que deu origem à actual, sobre uma menina chamada Alice que ia parar a um mundo fantástico após cair numa toca de um coelho.
A Alice da vida real gostou tanto da história que pediu que Carroll a escrevesse. Alice Liddell foi a inspiração de Carroll para criar Alice no País das Maravilhas.

Carroll atendeu ao pedido de Alice e em 1864 surpreendeu-a com um manuscrito chamado "Alice's Adventures Underground",  - "As Aventuras de Alice debaixo da Terra", em português.
Mais tarde ele decidiu publicar o livro e mudou a versão original, aumentando de 18 mil palavras para 35 mil, notavelmente acrescentando uma série de novas personagens.
A tiragem inicial de dois mil exemplares de 1865 foi removida das prateleiras, devido a reclamações do ilustrador John Tenniel sobre a qualidade da impressão. A segunda tiragem esgotou-se nas vendas rapidamente, e a obra se tornou um grande sucesso, tendo sido lida por Oscar Wilde e pela rainha Vitória e tendo sido traduzida para mais de 50 línguas.