23 abril 2013

Vamos Lembrar: Dia Mundial do Livro

O Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor celebra-se a 23 de Abril.

A data tem como objetivo reconhecer a importância e utilidade dos livros, assim como incentivar hábitos de leitura na população.

Neste dia decorrem várias ações de promoção dos livros e da leitura, organizados por livrarias, associações culturais e outras entidades.

A data serve ainda para chamar a atenção para a importância do livro como bem cultural, essencial para o desenvolvimento da literacia e desenvolvimento económico.

 

Origem da data

O Dia Mundial do Livro é comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de Abril. Trata-se de uma data simbólica para a literatura, já que, segundo os vários calendários, neste dia desapareceram importantes escritores como Cervantes e Shakespeare.

A ideia da comemoração teve origem na Catalunha: a 23 de Abril, dia de São Jorge, uma rosa é oferecida a quem comprar um livro. Mais recentemente, a troca de uma rosa por um livro tornou-se uma tradição em vários países do mundo.

Este ano a Direção Geral do Livro e das Bibliotecas apresenta mais uma vez uma imagem para celebrar a data, a imagem é da autoria de Gémeo Luís, ilustrador premiado e internacionalmente conhecido.





Façam uma visista à Biblioteca Municipal Lídia Jorge de Albufeira e venham explorar os muitos Livros que temos disponiveis para os nossos Leitores...