fevereiro 14, 2014

Vamos Lembrar: Dia dos Namorados



O Dia dos Namorados ou o
Dia de São Valentim, celebra-se a 14 de Fevereiro, sendo uma data especial e comemorativa na qual se celebra a união amorosa entre casais sendo comum a troca de cartões e presentes.





As histórias do Dia de São Valentim:


A história conta que um Bispo de seu nome, Valentim lutou contra as ordens do imperador Claúdio II, que havia proibido o casamento durante as guerras, por acreditar que os solteiros eram melhores combatentes.

Porém, Valentim continuou a celebrar casamentos, e até se casou secretamente, apesar da proibição do imperador. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte.
Enquanto estava preso, muitos jovens lhe enviavam flores e bilhetes dizendo que ainda acreditavam no amor. Já na prisão, e enquanto aguardava o cumprimento da sua sentença, ele apaixonou-se pela filha cega de um carcereiro e, milagrosamente, devolveu-lhe a visão.
Antes da execução, no dia 14 de Fevereiro, Valentim escreveu uma mensagem de adeus para ela, na qual assinava como “Seu Namorado” ou “De seu Valentim”.

Outra história diz que no século XVII, ingleses e franceses passaram a celebrar o Dia de São Valentim como a união do Dia dos Namorados. A data foi adotada um século depois nos Estados Unidos, tornando-se o The Valentine's Day.

E na Idade Média, dizia-se que o dia 14 de fevereiro era o primeiro dia de acasalamento dos pássaros. Por isso, os namorados da Idade Média usavam esta ocasião para deixar mensagens de amor na porta do(a) amado(a).

Actualmente, o dia é principalmente associado à troca mútua de recados de amor em forma de objetos simbólicos. Os símbolos modernos incluem a silhueta de um coração e a figura de um cupido com asas. Iniciada no século XIX, a prática de recados manuscritos deu lugar à troca de cartões de celebração do amor. 





Sem comentários: