18 agosto 2014

Sugestões de Atividades para as Férias de Verão

Sugestões de Atividades para manter as Crianças ocupadas nas Férias:

40 dicas, com ideias para os mais novos e para os mais crescidos.

Ideias para os mais novos:

Em casa

1. Fazer um bolo - sugerimos um bolo simples, como o bolo de iogurte, em que eles possam ajudar e lamber as colheres. Para um bolo original podem experimentar fazer o bolo do Shrek (um bolo de agriões, receita bolo-do-shrek-ou-bolo-de-agrioes-com-cobertura-de-brigadeiro)

2. Pintar - é mesmo para sujar tudo - escolham tintas adequadas à idade, para os mais pequenos podem fazer tintas comestíveis com corantes alimentares ou com sumos de legumes (cenoura, espinafres, beterraba).

3. Fazer bolachas e decorar com glacê - é uma atividade 2 em 1: dá para ajudarem a fazer as bolachas, e só isso já é uma festa (podem dar um mini rolo-de-massa para cada e formas para cortar). Depois de cozerem e arrefecerem podem decorar, com glacê, confetis e brilhantes comestíveis - o que vos apetecer e tiverem disponível.

4. Usem a imaginação e pintem pedras da praia com motivos divertidos - peixes, bonecos, o que quiserem. Os pais ajudam, claro. Depois é a hora da história: inventem histórias com os personagens assim criados.

5. Escrever e mandar um postal - cada vez menos recebemos cartas e postais, e esta é uma atividade que relembra os tempos de infância dos pais, sem telemóveis ou internet. Se forem de férias para longe podem até endereçar os postais para casa, e ter uma surpresa no regresso.

6. Fazer limonada cor de rosa - uma sugestão para os dias mais quentes.

7. Montar uma tenda dentro de casa - se não puderem sair de casa, monte uma tenda no meio da sala e acampem ali mesmo!

8. Fazer esculturas gigantes com plasticina caseira!

9 . Fazer tintas comestíveis - assaltem a cozinha e experientem fazer...tintas comestíveis.

10. Organizar uma festa na banheira - levem musica para a casa de banho e convidem os brinquedos que não se estragam com a água.

11. Histórias com sombra - contar histórias com sombras chinesas.

12. Fazer bonecos - usem sacos de plástico para construírem bonecos.

Fora de Casa

13. Fazer um piquenique - é sempre giro comer ao ar livre, mesmo que seja num parque pertinho de casa, e se quiserem, os mais pequenos podem ajudar a preparar os acepipes. Os passarinhos e as formigas são sempre uma companhia divertida - e no Parque do Alvito em Monsanto já vimos até esquilos!

14. Ir à biblioteca: as bibliotecas municipais têm com frequência leitura de histórias e atividades plásticas, dedicadas aos mais pequenos - e normalmente gratuitas. É um programa girissimo e podem complementar tornando-se utentes e requisitando livros para as férias

15. Ir apanhar fruta - para as crianças dos centros urbanos é bom saber que as frutas não nascem no supermercado. Passear num pomar e apanhar fruta é uma experiência didática e divertida. Na zona de Torres Vedras é possivel apanhar pera-rocha e no Fundão podem passear entre as cerejas carregadas (na rota das cerejas, em Alcongosta).

16. Andar de barco, bicicleta, autocarro, metro, comboio ou avião: vale tudo desde que seja diferente do dia a dia.

17. Ir a uma festa popular - em todas as aldeias do país há festas durante o verão, com petiscos, rifas, musica animada, farturas, balões, e são uma experiência que as crianças vão adorar.

18. Experiência sensorial - num local ao ar livre deixe que as crianças usem os seus corpos como tela para uma uma experiência sensorial fantástica - tintas de água e anti-alergicas que ão fazem mal e saem facilmente à primeira mangueirada!

Sugestões para os mais crescidos:
Em casa

19. Transformem uma t-shirt - com tesoura, linhas, missangas, fitas e botões dêem uma nova vida a peças de roupa antigas.

20. Pizza & Movies - um sucesso para todas as idades, podem fazer a pizza de raiz, massa e tudo, ou comprar massa de pão e fazer as pizzas com os seus ingredientes preferidos, e come-las enquanto vêm filmes de acção, aventuras e romance para teens.

21. Junior masterchef - os mais crescidos já se podem aventurar a preparar umas refeições especiais, como espetadas de fruta ou tomate e mozzarela, crepes, mousse de chocolate ou mesmo um bolo arco-iris.

22. Noite do pijama - é um programa divertido à noite para eles e para os melhores amigos e os pais podem ficar descansados porque eles nem têm de sair de casa. Podem caprichar, incluindo spa com manicure e pedicure para elas ou noite de jogo do mundial para eles

23. Dia dos jogos - juntem a família para diversão à moda antiga, com jogos de tabuleiro como o Monopólio, Pictionary ou Trivial Pursuit Junior - ou até um campeonato de King. Não vale fazer fitas se perderem (pais e mães incluídos).

24. Arts & Crafts - as pulseiras de elásticos são um sucesso para miúdas e para miúdos que produzem para dar e vender (literalmente) e são um excelente entretenimento. Podem fazer também pulseiras e colares de missangas, e podem costurar bonecos, malinhas e outros acessórios, ou montar dinossauros, aviões ou carros de corrida. Há vários kits à venda, ou podem fazê-los vocês mesmo, com moldes e instruções tirados da net (pinterest é excelente para este tipo de coisas).

25. Façam um castelo com cartas - é bem mais difícil do que parece.

26. Bordar um pano - experimentem e vão adorar, fazer o ponto certo é como um jogo.

27. Escrever e ilustrar - um pequeno conto sobre a vossa família...quem sabe não se tornará num best seller?!

28. Pintar - Pintem um quadro.

Fora de Casa

29. Passeio - Percorram a vossa cidade como se fossem turistas. Usem mapas, façam perguntas, tirem fotografias...de certeza que vão descobrir coisas que nunca virão antes!

30. Voluntariado - ajudar a limpar as praias ou as florestas, ou ajudar num centro de idosos.

31. Requisitar livros na biblioteca - uma excelente alternativa aos jogos de consola e à internet, nas bibliotecas podem requisitar livros gratuitamente e passar horas entretidos offline

32. Ir a um parque aquático - quanto mais crescidos mais podem aproveitar, mas há sempre piscinas e escorregas para todas as idades. Muitos parques têm outras atrações, como shows de aves ou outros animais e parques de diversão, garantindo um dia bem passado.

33. Acampar - por uma noite ou por um fim de semana, há muitas crianças que nunca acamparam e é uma experiência gira em família e/ou com os amigos. Há até empresas que organizam uma noite de acampamento para jovens, com monitores especializados.

34. Jovens Einsteins - participar num dos inumeros programas Ciência Viva que se realizam gratuitamente por todo o país

35. Cinema ao ar livre - Pesquisar na internet um local onde haja cinema na rua. Já muitos locais estão a aderir a este tipo de programa para oferecer aos seus clientes.  Uma experiência unica e gratuita, basta levar mantinhas e almofadas.

36. Participar num mercadinho de objectos usados ou Troca de Artigos. Pesquisar na internet por estas atividades.

37. Museus - Programar visitas a museus em família

38. Animais - Aprender sobre os animais ou aprender sobre a vida marinha, no Jardim Zoológico mais próximo ou Parque temático

39. Desporto - Aproveitem o canal de desportos internacionais e façam noites temáticas, sobre a cultura, a  gastronomia, cujos países estejam a disputar algum campeonato

40. Caça ao Tesouro - Programem uma caça ao tesouro, ajustada às idades

Fonte: http://www.pumpkin.pt/dicas/ferias/40-dicas-para-manter-as-criancas-ocupadas-nas-ferias