24 novembro 2014

Hora do Conto: Visita do Jardim de Infância das Ferreiras

No dia 18 de Novembro 2014; a Biblioteca Municipal Lídia Jorge de Albufeira recebeu mais uma sala do Jardim de Infância de Ferreiras; a sala da Educadora Augusta visitou a Biblioteca com um grupo de 18 crianças dos 3 aos 5 anos.

Primeiro as crianças  conheceram a sala infanto-juvenil, onde foram apresentados os diferentes materiais aqui disponíveis e depois falou-se também um pouco acerca dos cuidados a ter com os livros.

De seguida, o grupo foi convidado a descobrir o cantinho das histórias, para assistir à Hora do Conto onde foi apresentada a história, pela última vez, pois está a terminar o mês de Novembro:


Depois de ouvida a história  onde o Lobo se aventurou num baile de máscaras, as crianças puderam explorar o espaço reservado aos nossos pequenos visitantes.

De seguida, as crianças foram convidadas a realizar Marcadores de Livros em cartolina, decorados com as personagens da história, o Lobo e os Porquinhos, para levar de recordação da visita realizada à Biblioteca Municipal.


Por fim, as crianças puderam consultar os muitos livros disponíveis na Biblioteca





Obrigado pela Vossa Visita Amigos e Amigas do 
Jardim de Infância de Ferreiras...


21 novembro 2014

Vamos Lembrar: Dia Mundial da Televisão

O Dia Mundial da Televisão celebra-se anualmente a 21 de Novembro.

A Assembleia Geral das Nações unidas proclamou, em 1996, o 21 de Novembro como Dia Mundial da Televisão. Os estados membros foram convidados a comemorar o dia, incentivando, as trocas de programas de televisão sobre questões como a paz, a segurança, o desenvolvimento social e económico, reforçando o intercâmbio cultural (resolução 51/205 de 17 de Dezembro).

As primeiras emissões de televisão com mais qualidade ocorreram na Alemanha em 1935, depois de muitos estudos e eventos divulgados em Londres e Nova Iorque desde os anos 20. A televisão a cores surgiu em 1954, na rede norte-americana NBC.

Em Portugal, televisão surgiu em 1957. Começou com emissões do canal do estado, RTP (Radio Televisão Portuguesa), a preto e branco. As pessoas concentravam-se em locais públicos para poder ver a “magia” da televisão. 

As primeiras emissões a cores surgiram em 1976, mas só em 1980 passou a haver emissões regulares a cores. O primeiro programa a cores a ser emitido foi o festival da canção de 1980.

Nos anos 90 chegaram dois novos canais privados de televisão. A SIC em 1992 e a TVI em 1993.

A indústria da televisão é uma ferramenta que permite divulgar conteúdos variados que vão desde a informação ao entretimento. É um meio de comunicação poderoso essencial para promover a compreensão e a tolerância.
FONTES: http://www.calendarr.com/portugal/dia-mundial-da-televisao/
http://www.apoioescolaronline.net/noticias/dia-mundial-da-televis-o






20 novembro 2014

Contos ao Entardecer na Biblioteca Municipal de Albufeira

Amigos e Amigas,

Amanhã, Sexta-feira, dia 20 de Novembro, há "Contos ao Entardecer" , mas será  "Às Escuras"...

Na Biblioteca Municipal Lídia Jorge de Albufeira
pelas 18 horas.


Com a apresentação da história: «A Bruxa Arreganhadentes»



Apareçam e 
venham descobrir o que se vai passar «às escuras»...


Piscinas Municipais de Albufeira: Festa da Psicomotricidade

A Festa da Psicomotricidade integra diversas atividades dirigidas a bebés e crianças dos 0 aos 6 anos e respetivos acompanhantes.

Data: 22 de Novembro
Localização: Sala Multiusos das Piscinas Municipais
Horario: 10h00 às 13h30

Haverá também insufláveis fantásticos, que vão fazer as delícias dos mais crescidinhos.

A entrada é livre e as atividades são gratuitas.




Informações:
lucelia.monteiro@cm-albufeira.pt ou 289 599 505

Fonte: http://www.cm-albufeira.pt/portal_autarquico/albufeira/v_pt-PT/pagina_inicial/eventos/em_destaque/festa_psicomotricidade_22nov14.htm

14 novembro 2014

Vamos Lembrar: Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa

O Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa comemora-se anualmente a 15 de Novembro
 
A língua gestual é a forma de comunicação utilizada pelas pessoas surdas e por todos aqueles que comunicam com pessoas surdas. É produzida a partir dos movimentos das mãos, do corpo e por expressões faciais e a sua receção é visual. Possui um vocabulário e gramática próprios.

A Língua Gestual Portuguesa (LGP) foi reconhecida enquanto língua da comunidade surda portuguesa pela Constituição da República em 1997, a 15 de Novembro, data em que se assinala o dia nacional da linguagem gestual portuguesa. 

A Comissão para o reconhecimento e protecção da Língua Gestual Portuguesa e defesa dos direitos das pessoas surdas foi criada em 15 de Novembro de 1995 com o propósito de ver reconhecida a Língua Gestual Portuguesa na Constituição da República Portuguesa, algo que sucedeu em 1997, aquando da sua 4ª revisão.

Assim, ficou consagrado na Constituição, através do Artigo 74, n.º 2, alínea h, que o Estado Português compromete-se a “proteger e valorizar a língua gestual portuguesa enquanto expressão cultural e instrumento de acesso à educação e da igualdade de oportunidades.”

FONTE: http://www.calendarr.com/portugal/dia-nacional-da-lingua-gestual-portuguesa/
http://educamais.com/dia-nacional-da-lingua-gestual-portuguesa/






Hora do Conto: Visita do Jardim de Infância de Ferreiras

A Biblioteca Municipal Lídia Jorge de Albufeira recebeu mais uma sala do Jardim de Infância de Ferreiras

No dia 13 de Novembro a sala da Educadora Ana Pires visitou a Biblioteca com um grupo de 13 crianças dos 3 aos 5 anos.

As crianças começaram por conhecer a sala infanto-juvenil, onde foram apresentados os vários materiais aqui disponíveis; falou-se ainda um pouco acerca dos cuidados a ter com os livros e ainda se explicou como estão arrumados os Livros em uma Biblioteca Municipal e como se procura um Livro.

Depois, o grupo foi convidado a descobrir o cantinho das histórias, para assistir à Hora do Conto onde foi apresentada a história:

 
Após o momento da história, as crianças puderam explorar este espaço reservado aos nossos pequenos visitantes.

De seguida, as crianças realizaram Marcadores de Livros em cartolina, decorados com as personagens da história, para levar de recordação da visita realizada à Biblioteca Municipal.


Por último, as crianças puderam consultar os muitos livros disponíveis na Biblioteca 
adequados às suas idades.








Obrigado pela Vossa Visita Amigos e Amigas do 
Jardim de Infância de Ferreiras...

11 novembro 2014

Vamos Lembrar: Dia de São Martinho

O Dia de São Martinho é celebrado anualmente a 11 de Novembro.

Este dia é uma das celebrações que marcam o outono e é muito tradicional celebrar-se com um magusto, que é a festa em que se assam as castanhas (que se recolhem nesta altura) e que se convive.

Curiosidades sobre a Castanha

A castanha é um fruto que vem de uma árvore: o castanheiro. Um conjunto de castanheiros chama-se souto. 
  

No norte de Portugal é que os castanheiros se dão melhor, e é de lá que vêm as castanhas para vender no País todo. 

A castanha está na árvore protegida por uma bola cheia de picos que se chama "ouriço". Quando chega o Outono, o ouriço abre e deixa cair a castanha no chão. 

Antes de a batata chegar à Europa e se espalhar por todo o lado (séc. XVII), a castanha era a base da alimentação, especialmente no campo. 

Pode cozer-se, assar-se, fazer-se em puré, fazer-se sopa com ela, doce, etc

História de São Martinho



A lenda de São Martinho conta que certo dia, um soldado romano chamado Martinho, estava a caminho da sua terra natal. O tempo estava muito frio e Martinho encontrou um mendigo cheio de frio que lhe pediu esmola. Martinho rasgou a sua capa em duas e deu uma ao mendigo. De repente o frio parou e o tempo aqueceu. Este acontecimento acredita-se que tenha sido a recompensa por Martinho ter sido bom para com o mendigo.
A tradição do Dia de São Martinho é assar as castanhas e beber o vinho novo, produzido com a colheita do verão anterior.

Por norma, na véspera e no Dia de São Martinho o tempo melhora e o sol aparece. Este acontecimento é conhecido como o Verão de São Martinho.



FONTE: http://www.calendarr.com/portugal/dia-de-sao-martinho/
http://www.junior.te.pt/servlets/Rua?ID=330&P=Portugal

10 novembro 2014

Hora do Conto: Visita do Jardim de Infância de Ferreiras

Os pequenos do Jardim de Infância de Ferreiras visitaram a Biblioteca Municipal Lídia Jorge de Albufeira

No dia 4 de Novembro recebemos a sala da Educadora Lola, com um grupo de 18 crianças dos 3 aos 5 anos e no dia 6 de Novembro veio a sala de Educadora Paula, com 20 crianças com as mesmas idades.

Os grupos de crianças foram recebidos na sala infanto-juvenil, onde foram apresentados os vários materiais aqui disponíveis e falou-se ainda um pouco acerca dos cuidados a ter com os livros.

De seguida, as crianças foram convidadas a conhecer o cantinho das histórias, para assistir à Hora do Conto onde foi apresentada a história:


Após o momento da história, as crianças puderam explorar a sala da hora do conto.

Depois, para levar de recordação da visita à Biblioteca, as crianças realizaram Marcadores de Livros em cartolina, decorados com as personagens da história.

Por fim, as crianças puderam consultar os muitos livros disponíveis na Biblioteca adequados às suas idades.

Aqui fica um registo fotográfico dos pequenos "visitantes":

Sala da Educadora Lola






 Sala da Educadora Paula





Obrigado pela Vossa Visita Amigos e Amigas do 
Jardim de Infância de Ferreiras...


05 novembro 2014

Contos ao Entardecer na Biblioteca Municipal de Albufeira

Amigos e Amigas,

"Contos ao Entardecer" na Biblioteca Municipal Lídia Jorge de Albufeira, na sexta-feira, dia 7 de Novembro 2014, pelas 18 horas.




Apareçam e 
venham assistir a esta história contada por alguém muito especial...


Sugestão: Fins de Semana em Casa com os Filhos

10 ideias e programas engraçados para entreter os seus filhos nos fins de semana em casa


Com a chegada do outono, chega também o tempo frio e a chuva. A vontade de sair de casa diminui e a necessidade de arranjar programas divertidos para fazer com os mais novos aumenta. 

Aqui ficam 10 ideias engraçadas e perfeitas para entreter os seus filhos nos fins de semana em casa.

1 Bricolage:
Todas as casas tem algumas coisas por arranjar ou por decorar, aproveite o fim de semana para renovar a sua casa com a ajuda dos mais novos. Pode emoldurar os desenhos ou trabalhos escolares, pintar almofadas, colocar aplicações em móveis, etc. Nesta temática também pode incluir arts&crafts, por exemplo, montar um atelier de pintura, fazer um álbum de família com fotos e desenhos, ou até, renovar roupas velhas.

2 Culinária: 
No fim de semana tem várias refeições, por isso, pode dividir cada uma delas pelos elementos das família, ou fazer refeições temáticas. O pequeno almoço pode ser preparado pelos mais novos, bem como o lanche, já no caso de refeições mais completas inclua os mais novos na preparação, eles adoram ajudar. Outra ideia divertida é fazer um piquenique na sala ou programar um lanche com outros elementos da família e amigos em que cada pessoa leva alguma coisa.



3 Tarde ou noite de cinema: 
Não há nada melhor que sentar a família toda no sofá a ver televisão. Organize um menu apetitoso com bebidas, gomas, petiscos ou pipocas e podem ver filmes de família antigos para recordar os velhos tempos, ou escolher uma trilogia e ver todos os episódios seguidos.

4 Jogos de tabuleiro ou Puzzles: 
Os jogos de tabuleiro são super divertidos para juntar toda a família à volta de uma mesa e brincar até à noite. Pode também comprar um puzzle com várias peças e construí-lo em família. Se for um puzzle 3D pode servir de elemento de decoração da sua casa, ou se for 2d pode emoldurá-lo para recordarem os bons tempos para sempre.


5 Ginástica: 
Afaste os móveis da sala e organize uma tarde de ginástica que envolva toda a família. Se tem filhos pequenos opte pelo jogo do lenço, escondidas, ou algo em forma de jogo para os incentivar. Para os mais tecnológicos que tem consolas como a Wii, PlayStation ou a Xbox, podem jogar jogos divertidos como o ténis, boxe, golf, etc.

6 Photo Booth: 
As fotografias divertidas com fantasias e acessórios estão super na moda. Organize uma photo booth, onde podem tirar fotografias sozinhos ou em grupo. Arranje acessórios divertidos, perucas, óculos, fatos de carnaval, ou vestiam as roupas uns dos outros. Vai adorar o resultado final e ficará com recordações fantásticas.

7 Teatro ou fantoches: 
Porque não organizar um teatro com toda a família? Escolham uma história que todos gostem, ou inventem um enredo divertido onde todos possam participar. Pode também pegar em meias velhas e fazer fantoches divertidos para os mais pequenos brincarem.

8 Discoteca em casa: 
Os mais novos adoram música, cantar e dançar. Organize uma tarde ou noite de discoteca, onde se podem vestir a rigor e dançar sem parar. Se a sua família é mais adepta de cantorias, organize uma noite de karaoke.

9 Fim de semana didático: 
Aproveite o fim de semana para fazer algo mais didático com atividades que os ensinem e eduquem de forma divertida. Tem vários jogos e experiências científicas da marca portuguesa Science4you que agrada miídos e graúdos. Pode também ensiná-los e aprender também uma nova língua, por exemplo.

10 Tarde de leituras: 
Outra atividade didática é a leitura, perfeito para os mais pequenos que estão agora a aprender a ler e uma forma animada de unir a família. Cada elemento da família pode escolher um livro para ler aos outros, ou fazerem recriações/teatros das histórias que vão contando.

ARTIGO RETIRADO DE:
http://lifestyle.sapo.pt/familia/pais-e-filhos/artigos/fins-de-semana-em-casa-com-os-filhos?artigo-completo=sim