06 abril 2015

Foi assim a «Caça ao Tesouro» com os «Piratas na Terra do Dia e da Noite» - Comemoração do Dia Int. Livro Infantil - 2015

No dia 1 de Abril 2015 realizou-se na Biblioteca Municipal Lídia Jorge de Albufeira a última atividade do programa FÉRIAS ESCOLARES + DIVERSÃO = BIBLIOTECA | Páscoa 2015, na qual participaram 28 crianças com idades entre os 6 e os 11 anos.
A atividade decorreu entre as 14h 30m e as 18h.

Para assinalar e comemorar o Dia Internacional do Livro Infantil (celebrado a 2 Abril) realizou-se uma «Caça ao Tesouro» pela biblioteca, com a ajuda dos «Piratas na Terra o Dia e da Noite»

Após dar as boas-vindas aos participantes, formaram-se quatro equipas:



 


De seguida foi apresentada uma adaptação da História:

«A Princesa do Dia e o Príncipe da Noite ou Como nascem as histórias»


A história foi dramatizada e apresentada por duas piratas (Isa Palaré e Orieta Oliveira) que invadiram a biblioteca à procura do baú do tesouro.





Após a apresentação da história, as piratas desafiaram as equipas a partir em busca do tesouro pela Biblioteca.
Assim, a cada equipa foi entregue um Mapa do Tesouro.


As equipas em cada local assinalado no mapa do tesouro, que tinha de ser decifrado de acordo com as indicações e desenhos do mapa, tinham à sua espera uma pergunta relativa ao funcionamento e regras da biblioteca.
Se acertassem na pergunta, recebiam a peça de um puzle para montar no final da caça ao tesouro.





Após terminada a caça ao tesouro por todas as equipas, o reencontro foi no setor infantil, onde as equipas montaram o puzle, que formava a capa da história apresentada no inicio da aventura, 
«A Princesa do Dia e o Príncipe da Noite ou Como nascem as histórias».

Uma a uma, as equipas foram convidadas a desvendar finalmente o que se encontrava dentro do Baú do Tesouro.


Dentro do Baú do Tesouro estavam adereços relativos às várias personagens da história apresentada e cada equipa foi desafiada a ensaiar e apresentar a sua versão desta história.

«Piratas Barba Negra»


«Piratas Pérola Negra»


«Piratas Perna d' Pau»


«Piratas Olho d' Vidro»


No final de toda esta aventura e diversão, as crianças ainda tinham à sua espera "pinturas faciais" para animar, ainda mais, esta tarde.





 E também levaram de lembrança da «Caça ao Tesouro» pela Biblioteca Municipal Lídia Jorge de Albufeira um Bloco com desenhos para colorir, feito pela equipa do setor infantil.



Por fim, as crianças ficaram pelo setor infantil da Biblioteca a explorar o espaço decorado este mês com a temática dos piratas.

 


Obrigado a todos os piratas que participaram nesta aventura com os «Piratas na Terra do Dia e da Noite» e na «Caça ao Tesouro» ...

E por último, elogiar e reconhecer todo o empenho e dedicação da equipa da Biblioteca Municipal Lídia Jorge que junta, proporcionou esta tarde diferente e de diversão aos nossos pequenos visitantes, para assinalar o Dia Internacional do Livro Infantil...