11 novembro 2019

Vamos Lembrar: Dia de São Martinho

O Dia de São Martinho é celebrado anualmente a 11 de Novembro.
 
O Dia de São Martinho é uma das celebrações que marcam o Outono e é muito tradicional celebrar-se com um magusto, que é a festa em que se assam as castanhas (que se recolhem nesta altura) e que se convive.
 
  
 Curiosidades sobre a Castanha
 
A castanha é um fruto que vem de uma árvore: o castanheiro. Um conjunto de castanheiros chama-se souto. 
  
No norte de Portugal é que os castanheiros se dão melhor, e é de lá que vêm as castanhas para vender no País todo. 

A castanha está na árvore protegida por uma bola cheia de picos que se chama "ouriço". Quando chega o Outono, o ouriço abre e deixa cair a castanha no chão. 
Antes de a batata chegar à Europa e se espalhar por todo o lado (séc. XVII), a castanha era a base da alimentação, especialmente no campo. 
Pode cozer-se, assar-se, fazer-se em puré, fazer-se sopa com ela, doce, etc.
 
 
 A Lenda de São Martinho
 
 Resultado de imagem para dia são martinho
A lenda de São Martinho conta que certo dia, um soldado romano chamado Martinho, estava a caminho da sua terra natal. O tempo estava muito frio e Martinho encontrou um mendigo cheio de frio que lhe pediu esmola. Martinho rasgou a sua capa em duas e deu uma ao mendigo. 
 
De repente o frio parou e o tempo aqueceu. Este acontecimento acredita-se que tenha sido a recompensa por Martinho ter sido bom para com o mendigo.
 
A tradição do Dia de São Martinho é assar as castanhas e beber o vinho novo, produzido com a colheita do verão anterior.
Por norma, na véspera e no Dia de São Martinho o tempo melhora e o sol aparece. Este acontecimento é conhecido como o Verão de São Martinho.
 
 
FONTE: http://www.calendarr.com/portugal/dia-de-sao-martinho/
http://www.junior.te.pt/servlets/Rua?ID=330&P=Portugal