26 fevereiro 2021

Sugestão: Ler é Uma Brincadeira

 Como estimular o seu filho a gostar de ler


As crianças adoram hábitos que lhes dão algum controlo sobre o mundo feito pelos adultos. Inclua a leitura de um livro na rotina diária antes de dormir, por exemplo.

Fora isso, habitue-os a ler a brincar tudo o que apanharem, desde rótulos de comida a posters na rua. Esta é a melhor maneira de virem a gostar de ler.

Esse gosto é um fator fundamental para o sucesso escolar e profissional. Quantos livros tem em casa? O contexto familiar é o ponto de partida. Se não tem livros em casa, é provável que os seus filhos tenham dificuldade em aprender o que são e em vir mais tarde a gostar de ler. Ofereça uma estante ao seu filho e vá construindo uma biblioteca infantil. Ensine-o a cuidar bem dos livros e a arrumá-los.


Leia alto para os seus filhos

Ler em voz alta é uma das coisas mais importantes que pode fazer pelo desenvolvimento do seu filho. Mesmo pequenos, os bebés fixam-se na leitura. Comece cedo, sem vergonha de não ser compreendida, com livros com mais imagens do que texto.

Mantenha o hábito, evoluindo então para textos mais extensos. Um livro ou uma pequena história por dia demora apenas 15 minutos. Ao fim de três dias a ler o mesmo livro é provável que já esteja farta da história. Mas isso é importante para criar as ligações imagem/significado que levarão o seu filho a ler.

Repita então a história e incentive-o a fingir que lê também. Faça perguntas, recorde o que aconteceu, fale sobre as personagens. Para os que ainda não sabem ler, pergunte-lhes o que acham que os desenhos dizem. Tudo isso ajuda à contextualização e memorização da história. Se quiser, improvisem uma peça baseada no que leram.


Tenha muitos livros em casa

Peça como oferta para o seu filho livros em vez de brinquedos. Melhor ainda, convoque familiares e amigos para lerem os livros. Os miúdos adoram essa atenção. Outra boa ideia é levar o seu filho à biblioteca ou às livrarias, para se habituar a mexer nos livros e deixe-o escolher um exemplar. Aproveite e use ainda a imprensa para incentivar o seu filho a ler.

As revistas e os jornais podem desempenhar um importante papel. As vantagens são muitas. Os jornais e revistas são muito apelativos do ponto de vista gráfico.

Depois, não são só para adultos, alguns até oferecem seções ou suplementos dedicados às crianças.

Um bom leitor de jornais e revistas fica sempre à frente na cultura geral.

Além disso, ler muito é a maneira garantida de não dar erros a escrever e até a falar.


Como pô-los a ler jornais

Deixe-os primeiro ver que este tipo de leitura faz também parte da sua rotina (dê preferência à imprensa em vez da televisão para se informar). Esteja por perto para contextualizar e explicar as palavras mais complicadas. Não os obrigue a ter a sua opinião. Isso pode ser contraproducente.


Dica

Crie um mini clube do livro com os filhos dos seus amigos. Assim, multiplicam-se as opções de leitura. Podem ler em conjunto ou debater os assuntos dos livros.

25 fevereiro 2021

Sugestão: Ideias e Programas engraçados para fazer em casa


Bricolage:

Todas as casas tem algumas coisas por arranjar ou por decorar, aproveite o fim de semana para renovar a sua casa com a ajuda dos mais novos. Pode emoldurar os desenhos ou trabalhos escolares, pintar almofadas, colocar aplicações em móveis, etc. Nesta temática também pode incluir arts&crafts, por exemplo, montar um atelier de pintura, fazer um álbum de família com fotos e desenhos, ou até, renovar roupas velhas.

Culinária: 

Há várias refeições, por isso, pode dividir cada uma delas pelos elementos das família, ou fazer refeições temáticas. O pequeno almoço pode ser preparado pelos mais novos, bem como o lanche, já no caso de refeições mais completas inclua os mais novos na preparação, eles adoram ajudar. Outra ideia divertida é fazer um piquenique na sala ou programar um lanche com outros elementos da família e amigos em que cada pessoa leva alguma coisa.

Tarde ou noite de cinema: 

Não há nada melhor que sentar a família toda no sofá a ver televisão. Organize um menu apetitoso com bebidas, gomas, petiscos ou pipocas e podem ver filmes de família antigos para recordar os velhos tempos, ou escolher uma trilogia e ver todos os episódios seguidos.

Jogos de tabuleiro ou Puzzles: 

Os jogos de tabuleiro são super divertidos para juntar toda a família à volta de uma mesa e brincar até à noite. Pode também comprar um puzzle com várias peças e construí-lo em família. Se for um puzzle 3D pode servir de elemento de decoração da sua casa, ou se for 2d pode emoldurá-lo para recordarem os bons tempos para sempre.


Ginástica: 

Afaste os móveis da sala e organize uma tarde de ginástica que envolva toda a família. Se tem filhos pequenos opte pelo jogo do lenço, escondidas, ou algo em forma de jogo para os incentivar. Para os mais tecnológicos que tem consolas como a Wii, PlayStation ou a Xbox, podem jogar jogos divertidos como o ténis, boxe, golf, etc.

Photo Booth: 

As fotografias divertidas com fantasias e acessórios estão super na moda. Organize uma photo booth, onde podem tirar fotografias sozinhos ou em grupo. Arranje acessórios divertidos, perucas, óculos, fatos de carnaval, ou vestiam as roupas uns dos outros. Vai adorar o resultado final e ficará com recordações fantásticas.

Teatro ou fantoches: 

Porque não organizar um teatro com toda a família? Escolham uma história que todos gostem, ou inventem um enredo divertido onde todos possam participar. Pode também pegar em meias velhas e fazer fantoches divertidos para os mais pequenos brincarem.


Discoteca em casa: 

Os mais novos adoram música, cantar e dançar. Organize uma tarde ou noite de discoteca, onde se podem vestir a rigor e dançar sem parar. Se a sua família é mais adepta de cantorias, organize uma noite de karaoke.


Tarde de leituras: 

Outra atividade didática é a leitura, perfeito para os mais pequenos que estão agora a aprender a ler e uma forma animada de unir a família. Cada elemento da família pode escolher um livro para ler aos outros, ou fazerem recriações/teatros das histórias que vão contando.



BOA DIVERSÃO 

EM FAMÍLIA...


24 fevereiro 2021

Vamos Conhecer: Site "Trade Stories"

 Amigos e Amigas

Vamos conhecer o site "Trade Stories", um site português para comprar e vender livros usados; com preços acessíveis.


Sobre a Autora:  Adriana Vaz, sou web developer e adoro literatura. Pode-se dizer que tenho dois hobbies distintos: um é ler e o outro é comprar livros. Recentemente comecei também a vender alguns livros numa tentativa de encontrar algum equilíbrio entre minha estante e a minha carteira.

O PROJETO

O Trade Stories nasceu a 22 de abril de 2020 e em apenas 1 mês já éramos 191 utilizadores, 900 livros à venda e ainda 72 livros vendidos. A plataforma foi crescendo e dada a conhecer a cada vez mais pessoas muito devido às vossas partilhas e passa-palavra, que foi sempre muito importante. Hoje já há mais de 11.000 livros disponíveis e mais de 1400 já foram vendidos. Acredito imenso neste projeto porque sei que pode incentivar (ainda mais) as pessoas a trocar histórias entre si, a passar por este processo de reutilizar e a pensar de forma mais sustentável.

COMO SURGIU A IDEIA

Habitualmente vendia e comprava livros nos grupos do Facebook e apesar de encontrar bons negócios, era sempre muito confuso e extremamente difícil de encontrar algum em específico. Acabei por ter esta ideia de desenvolver um site onde se pudesse construir uma base de dados com todos os livros usados à venda em Portugal (na verdade, uma tentativa de juntar tudo o que existe no Olx, Facebook, Instagram e outros) e dar a possibilidade de as pessoas venderem e comprarem os seus livros de forma mais organizada. Um vez que já tinha conhecimentos que me permitiam criar e dar forma a esta ideia, avancei com o projeto.


Conhece o site em:

https://tradestories.pt/


23 fevereiro 2021

Sugestão de Trabalho Manual: Ciclista em Papel

 Amigos e Amigas,

Agora que temos de passar mais tempo em casa; temos de descobrir formas de ocupar o tempo livre;

Aqui fica uma sugestão, um pequeno trabalho manual realizado com papel, cola e canetas de colorir: um divertido ciclista...






"Mãos à Obra" e Divirtam -se...

22 fevereiro 2021

Vamos Aprender: Quem inventou o livro?

Amigos e Amigas,

 Quem inventou o livro? 

O formato de livro como conhecemos hoje, o chamado códice, não é e nunca foi o único existente. Antes desta encadernação de capa e páginas montadas em sequência, houve outras formas. 

 Atualmente, também há novidades, como o áudio-livro e o livro electrónico (ebook).


Os primeiros livros foram criados pelo povo sumério, quando este começou a escrever em tabletes de argila, por volta do ano 3.200 a.C. na Mesopotâmia, atual Iraque. O conteúdo, naquela época, era composto por leis, assuntos administrativos e religiosos, lendas e até poesia.


Com o tempo, o livro ficou mais leve graças à descoberta de outros materiais, como o papiro, obtido a partir de uma planta egípcia, e o couro de animais, dos quais o produto mais conhecido é o pergaminho.


A região de Pérgamo (onde hoje é a Turquia) desenvolveu o pergaminho por causa de uma proibição de importar papiro. Ela e Alexandria disputavam o posto de possuidoras da maior biblioteca do mundo conhecido. Para dificultar o crescimento da concorrente, o rei egípcio Ptolomeu V proibiu a exportação do papiro para aquele local. 


Naquela época, o formato comum era o rolo ou o volume, feito de folhas de pergaminho coladas lado a lado. Esta colagem era depois enrolada em dois bastões de madeira ou marfim. Assim, as pessoas podiam ler o pergaminho da mesma maneira como estavam habituadas com o papiro, ou seja, desenrolando de um lado e enrolando de outro.


O papel chegou à Europa trazido da China por mercadores árabes apenas no século 12 e, mesmo com o novo suporte, os livros continuavam a ser manuscritos, copiados por monges. O trabalho era cansativo e um exemplar podia levar até mais de um ano para estar pronto.


Isso só mudou na década de 1450, quando o alemão Gutemberg inventou a prensa e os tipos móveis, o que trouxe rapidez à produção do livro. A primeira obra impressa foi a Bíblia.


Já tiveram a curiosidade de saber como é criado um Livro ?

Quais as diferentes etapas necessárias, realizadas numa gráfica, para nascer um Livro ?

Vamos aprender com a pequena Kika: 

De onde vem o Livro?


Fontes

https://novaescola.org.br/conteudo/2547/quem-inventou-o-livro

 https://www.youtube.com


19 fevereiro 2021

Estudar em Casa: Como navegar na Internet em Segurança

 Amigos e Amigas

Lembrem-se que para se navegar pela Internet, devemos conhecer as regras de segurança que devemos adotar para evitar situações desagradáveis e perigosas ...



Se quiserem saber mais conselhos e dicas sobre este tema, consultem o site: 

https://www.seguranet.pt/

E ainda a Campanha Estudo em Casa: Recomendações de Segurança

https://www.seguranet.pt/estudo-em-casa-recomendacoes-de-seguranca


18 fevereiro 2021

Sugestão de Trabalho Manual: Arco Iris

 Amigos e Amigas,

Agora que temos de passar mais tempo em casa; temos de descobrir formas de ocupar o tempo livre;

Aqui fica uma sugestão, um pequeno trabalho manual realizado com papel, rolos de papel higiénico, cola e canetas de colorir - um arco íris...


"Mãos à Obra" e Divirtam -se...










Uma Dica: 
Podem pendurar o vosso Arco Íris na sala para alegrar toda a família ...


17 fevereiro 2021

16 fevereiro 2021

Conto Alusivo ao Carnaval - Fevereiro 2021

 Amigos e Amigas,

Hoje é dia de brincar ao Carnaval ...
Aqui fica uma história muito engraçada, em que o Lobo Grande está a participar num baile de máscaras, mas não dá por isso... e ainda ganha um beijo inesperado...

« O Baile dos 3 Porquinhos » de Laurence Bourguignon


Divirtam-se em Casa
Em segurança...

15 fevereiro 2021

Informação - Serviços da Biblioteca - Fevereiro 2021

Amigos e Amigas,

A Biblioteca Lídia Jorge de Albufeira informa, que de momento, está fechada ao público por força do artº 14º, alín. a) do Decreto 3-A/2021, de 14 de janeiro, que regulamenta o funcionamento do Estado de Emergência.

O único serviço disponível é a devolução dos livros; por marcação prévia através do telefone: 289 599 507 ou por email: biblioteca@cm-albufeira.pt (segunda a sexta 09h00-17h30)


Esperamos abrir as nossas portas brevemente ...




Vamos Aprender: A Festa do Carnaval

Como apareceu o Carnaval ?

A sua evolução ao longo dos tempos...

 

Carnaval é uma festa que tem origem na Grécia em meados dos anos 600 a 520 a.c. Através dessa festa os gregos realizavam os seus cultos em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção.

A festa carnavalesca surgiu a partir da implantação, no século XI, da Semana Santa pela Igreja Católica, antecedida por quarenta dias de jejum, a Quaresma. Esse longo período de privações acabaria por incentivar a reunião de diversas festividades nos dias que antecediam a Quarta-feira de Cinzas, o primeiro dia da Quaresma. 
A palavra "carnaval" está, desse modo, relacionada com a ideia de deleite dos prazeres da carne marcado pela expressão "carnis valles", que, acabou por formar a palavra "carnaval", sendo que "carnis" em latim significa carne e "valles" significa prazeres.

O carnaval da Antiguidade era marcado por grandes festas, onde se comia, bebia e participava em alegres celebrações e busca incessante dos prazeres. O Carnaval prolongava-se por sete dias na ruas, praças e casas da Antiga Roma.

No período do Renascimento, as festas que aconteciam nos dias de carnaval incluiam os bailes de máscaras, com suas ricas fantasias e os carros alegóricos.


O Carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é em grande parte, produto da sociedade vitoriana do século XIX. A cidade de Paris foi o principal modelo exportador da festa carnavalesca para o mundo. Cidades como Nice, Nova Orleões, Toronto e Rio de Janeiro inspirariam-se no Carnaval parisiense para implantar suas novas festas carnavalescas.


Como se sabe em que dia se comemora o Carnaval ?

Todos os feriados da Igreja Católica são calculados em função da data da Páscoa, com exceção do Natal.
Como o domingo de Páscoa ocorre no primeiro domingo, após a primeira lua cheia, que se verificar a partir do equinócio da primavera (no hemisfério norte) ou do equinócio do outono (no hemisfério sul), e a sexta-feira da Paixão de Cristo é a que antecede o Domingo de Páscoa, então a terça-feira de Carnaval ocorre 47 dias antes da Páscoa.