22 fevereiro 2021

Vamos Aprender: Quem inventou o livro?

Amigos e Amigas,

 Quem inventou o livro? 

O formato de livro como conhecemos hoje, o chamado códice, não é e nunca foi o único existente. Antes desta encadernação de capa e páginas montadas em sequência, houve outras formas. 

 Atualmente, também há novidades, como o áudio-livro e o livro electrónico (ebook).


Os primeiros livros foram criados pelo povo sumério, quando este começou a escrever em tabletes de argila, por volta do ano 3.200 a.C. na Mesopotâmia, atual Iraque. O conteúdo, naquela época, era composto por leis, assuntos administrativos e religiosos, lendas e até poesia.


Com o tempo, o livro ficou mais leve graças à descoberta de outros materiais, como o papiro, obtido a partir de uma planta egípcia, e o couro de animais, dos quais o produto mais conhecido é o pergaminho.


A região de Pérgamo (onde hoje é a Turquia) desenvolveu o pergaminho por causa de uma proibição de importar papiro. Ela e Alexandria disputavam o posto de possuidoras da maior biblioteca do mundo conhecido. Para dificultar o crescimento da concorrente, o rei egípcio Ptolomeu V proibiu a exportação do papiro para aquele local. 


Naquela época, o formato comum era o rolo ou o volume, feito de folhas de pergaminho coladas lado a lado. Esta colagem era depois enrolada em dois bastões de madeira ou marfim. Assim, as pessoas podiam ler o pergaminho da mesma maneira como estavam habituadas com o papiro, ou seja, desenrolando de um lado e enrolando de outro.


O papel chegou à Europa trazido da China por mercadores árabes apenas no século 12 e, mesmo com o novo suporte, os livros continuavam a ser manuscritos, copiados por monges. O trabalho era cansativo e um exemplar podia levar até mais de um ano para estar pronto.


Isso só mudou na década de 1450, quando o alemão Gutemberg inventou a prensa e os tipos móveis, o que trouxe rapidez à produção do livro. A primeira obra impressa foi a Bíblia.


Já tiveram a curiosidade de saber como é criado um Livro ?

Quais as diferentes etapas necessárias, realizadas numa gráfica, para nascer um Livro ?

Vamos aprender com a pequena Kika: 

De onde vem o Livro?


Fontes

https://novaescola.org.br/conteudo/2547/quem-inventou-o-livro

 https://www.youtube.com