21 março 2012

Dia Mundial da Árvore - 21 de Março

O Dia Mundial da Árvore ou da Floresta celebra-se anualmente em Portugal no dia 21 de Março.
Este dia é também o dia em que começa a Primavera.
Em 1971,  na sequência de uma proposta da Confederação Europeia de Agricultores, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) instituiu o Dia Mundial da Floresta numa data única, a celebrar anualmente no dia 21 de Março.

O objectivo da comemoração do Dia Mundial da Árvore é sensibilizar a população para a importância da preservação das árvores, quer em termos ambientais como da própria qualidade de vida dos cidadãos.

É a floresta que dá o papel, que transformado em livros nos permite estudar, assim como ler os jornais que circulam diariamente. É da floresta que vem a lenha que crepitando nos fogões de sala nos aquece nos dias mais frios de Inverno. E o seu papel não é menor em termos ambientais, para além da função purificadora do ar, as  florestas  são fundamentais na regularização das águas, no combate à desertificação e às alterações climáticas, sendo também o habitat de grande parte da fauna terrestre.
História:

A celebração do Dia Mundial da Árvore ou da Floresta começou a 10 de Abril de 1872, na cidade do Nebraska, Estados Unidos da América.
O seu mentor foi o jornalista e político Julius Sterling Morton, que incentivou a plantação de árvores no Nebraska, promovendo o "Arbor Day".