dezembro 14, 2012

Biblioteca Nacional de Portugal - Livros Digitalizados a pedido

A Biblioteca Nacional de Portugal aderiu ao EOD – eBooks on Demand, um serviço de digitalização a pedido de livros completos que estão no domínio público.


A EOD é uma rede europeia de digitalização de obras de domínio público, lançada  em outubro de 2006, no âmbito do Projeto “Digitisation on Demand”, cofinanciado  pelo programa europeu eTEN, de apoio às redes transeuropeias de telecomunicações.

As bibliotecas europeias possuem milhares de livros raros que, pela sua antiguidade e valor, muitas vezes só podem ser consultados presencialmente nessas mesmas bibliotecas.

Com o serviço EOD, estes tesouros escondidos estão agora disponíveis para qualquer pessoa – à distância de um clique.

Os utilizadores podem, a partir de qualquer parte do mundo, encomendar um livro eletrónico através dos catálogos das bibliotecas da rede EOD; as bibliotecas recebem o pedido e digitalizam a obra pretendida, enviando-a ao utilizador em formato Pdf. O livro digitalizado é posteriormente integrado nos repositórios digitais de cada biblioteca participante, ficando disponível na Internet.

O serviço EOD contava com a participação de 13 bibliotecas de 8 países europeus, tendo terminado em Junho de 2008.
Nessa altura, as 13 bibliotecas formaram uma rede autofinanciada, que atualmente conta já com a participação de mais de 30 instituições, entre as quais a BNP, que disponibiliza o serviço para digitalização de obras do Fundo Geral publicadas entre 1700 e 1850.

FONTE:


Descobre mais, visitando o site da BIBLIOTECA NACIONAL DE PORTUGAL:


Sem comentários: