março 11, 2013

Plano Nacional de Leitura: LER + ESCOLAS

SEMANA DA LEITURA

De 11 a 15 de Março de 2013, a Semana da Leitura celebra a Leitura e o Mar, desafiando crianças, jovens, adultos e a comunidade em geral, de autarquias a empresas, de escritores e artistas a individualidades públicas, a unirem-se na grande festa do livro e da leitura.


Nesta 7ª edição da Semana da Leitura, centrada na temática do MAR, o Plano Nacional de Leitura, em parceria com a Estrutura de Missão para Extensão da Plataforma Continental (EMEPC) e com o apoio do Banco Popular, lança a todas as escolas o desafio de tornarem a leitura e os livros presentes em toda a parte.

Entre 11 e 15 de março de 2013, esta iniciativa convoca a leitura para mostrar a  relevância histórica e cultural do mar na construção da identidade do povo português, ajudando a (re)descobrir a pluralidade de dimensões do mundo.
O desafio é lançado a partir de um conjunto de motes, devendo cada escola/ agrupamento de escolas escolher um ou vários em função do seu projeto, e dinamizar iniciativas/ atividades de promoção de leitura que envolvam as crianças, os jovens, assim como diversos sectores da comunidade.

Estes motes deverão ser encarados como catalisadores de iniciativas, que traduzam saberes e competências da população escolar, numa articulação transversal do(s) currículo(s), desafiando a imaginação e a criatividade.
As iniciativas/ atividades a desenvolver deverão ser enquadradas por áreas diversas, como as que se sugerem:
Oceanos/ Fauna / Flora / Povos / Recursos Naturais/ Sustentabilidade do Planeta/ Energia/ Vida/ Ambiente/ Planeta Azul/ Consumo/ Tecnologias/ Profissões / Gastronomia/ Moda/ Arte/ Turismo/ Saúde/ Lazer/ Transportes…

No âmbito da Semana da Leitura, será promovido o Concurso «Eu Escrevo» que, mais uma vez, apela à imaginação e a um conjunto de competências muito diversificado enraizadas na transversalidade curricular e que se centrará, tal como esta edição da Semana da Leitura, na relação LEITURA – MAR.
O Concurso, que tem uma abrangência nacional, terá como público-alvo as crianças e jovens da educação pré-escolar ao 12º ano de escolaridade, sendo convidados os estabelecimentos de educação e de ensino das redes pública e privada.



Sem comentários: