30 agosto 2013

Vamos Aprender Sobre: A Importância de Cuidar do Meio Ambiente

Amigos e Amigas,

Vamos descobrir, aprender ou então lembrar como é importante Cuidar do Meio Ambiente...
Mas o que é o Meio Ambiente???

O termo “meio ambiente” é considerado pelo pensamento geral como sinónimo de natureza, local a ser apreciado, respeitado e preservado.

Porém é necessário um ponto de vista mais profundo no termo, estabelecer a noção no ser humano de pertença ao meio ambiente, no qual possui vínculos naturais para a sua sobrevivência.
Através da natureza, reencontramos as nossas origens e a identidade cultural e biológica.

Outra definição sobre o termo “meio ambiente” o coloca no significado de recursos, de gerador de matéria-prima e energia.
Nesta segunda definição, a educação ambiental trabalha a noção de consumo responsável e solidária, na defesa do acesso às matérias-primas do meio ambiente de forma comum para todos.

Na terceira concepção da palavra, quando falamos em “meio ambiente” no seu curso de problemáticas e questões, surgem as pesquisas e as ações em prol das soluções sobre as perdas e destruições que desfavorecem o equilíbrio natural de um determinado meio.
“Meio ambiente” no sentido de ecossistema é um conjunto de realidades ambientais, considerando a diversidade do lugar e a sua complexidade.

O “meio ambiente” como lugar onde se vive é referente à vida cotidiana : casa, escola, e trabalho.

O “meio ambiente” como biosfera surge para explicar a interdependência das realidades sócio-ambientais em todo mundo, a Terra é a matriz de toda vida.

O termo “meio ambiente” também pode designar um território de uso humano e de demais espécies. Toda pesquisa e educação ambiental deve considerar todos os significados sobre o termo “meio ambiente”.


E para ajudar, então, a compreender melhor como é importante Cuidar do Ambiente, aqui ficam uns vídeos:



A Turma da Mónica também se preocupa com o Meio Ambiente: 



E podes também vir até à
Biblioteca Municipal Lídia Jorge de Albufeira
consultar alguns Livros sobre o Meio Ambiente e a importância da sua preservação ....

Como este Livro, por exemplo:


Amigos e Amigas,
Sejam responsáveis e cuidem bem do Meio Ambiente ...