27 setembro 2013

Sugestão: "Ler ao Fim de Semana"

Amigos e Amigas,


Durante o fim de semana há sempre mais tempo livre para ocupar, e agora que o sol anda mais "escondido", a Biblioteca Municipal Lídia Jorge de Albufeira, deixa aqui...
Sugestões de Leitura
Que se encontram disponíveis no setor infanto-juvenil.

Colecção «Uma Aventura...» de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada



Estes são apenas alguns dos títulos da colecção «Uma Aventura...», mas na Biblioteca Municipal Lídia Jorge de Albufeira, há à disposição para requisitar mais de uma dezena de títulos desta colecção... 
Vem até à Biblioteca e "vive" por dentro todas estas aventuras ...

Boas Leituras, Amigos e Amigas...

Vamos Aprender: Qual a Posição Correta do Corpo na Cadeira


A Importância da Postura Corporal

Saber distinguir uma postura corporal correta de uma incorreta pode fazer toda a diferença na saúde. 

As posturas incorretas contrariam o equilíbrio corporal e representam um dos principais factores de risco das doenças que afectam a coluna: uma das principais causas de incapacidade física em Portugal. 

Como podemos saber se a postura que estamos a adoptar é correcta ou incorrecta? 

Simples. Sempre que os segmentos corporais não estiverem bem alinhados (para os músculos trabalharem de forma equilibrada), estamos perante uma postura errada. 

Manter posturas erradas por tempo prolongado pode causar desvios posturais e deformações na coluna vertebral que vão provocar dores no pescoço e nas costas, que podem «limitar ou, até mesmo, impedir a realização das tarefas mais básicas do dia-a-dia». Lombalgias, dorsalgias, cervicalgias, cervicobraquialgias ou discopatias são as perturbações músculo-esqueléticas mais frequentes. 

As posturas mais saudáveis em quatro situações-chave do dia a dia:

1. A caminhar
- A coluna deve estar alinhada e o queixo voltado para a frente.
- O corpo deve acompanhar sempre a rotação da cabeça.
- Enquanto caminha, verifique se apoia os seus pés de forma equilibrada.

2. Sentada
- Varie de posição ao longo do dia, não esquecendo que os pés devem estar bem apoiados. 
- Sempre que possível, levante-se para se movimentar.

3. De pé
- Mantenha os pés afastados, à largura dos ombros. 
- As pernas devem estar ligeiramente flectidas. 
- Nesta posição, deve manter o queixo levantado para um correcto alinhamento da cervical.

4. Deitada
- Dormir de barriga para cima permite um melhor alinhamento da coluna vertebral. 
- Se dormir de lado, coloque uma almofada entre as pernas.
- Durante o sono, mantenha uma postura relativamente alongada.

Como se sentar corretamente na cadeira da secretária da escola ou à frente ao computador:



Aqui fica também um video para perceber melhor as posições corretas que se devem ter:

Educação Postural



Vamos Lembrar: Dia Mundial do Turismo

O Dia Mundial do Turismo celebra-se anualmente a 27 de Setembro.
Este dia visa mostrar a importância do turismo e do seu valor cultural, económico, político e social.
Em 2013, foi escolhido o tema "Turismo e Água: Proteger o Nosso Futuro Comum" para celebrar a data.

Origem da data

A data começou a ser celebrada no ano de 1980, após decisão da Organização Mundial de Turismo.

Importância do turismo

Considerado um dos maiores setores económicos do mundo, o turismo assume-se de importância vital para a economia de muitos países, que têm neste setor um elemento essencial para o crescimento e desenvolvimento económico.
Sendo um setor que regista elevados índices de crescimento, o turismo não só apresenta benefícios económicos, como assume importância vital na promoção da cultura, língua e costumes de um país, povo ou população.

Números sobre o turismo em 2013

  • A Organização Mundial de Turismo revela que entre janeiro e abril de 2013 registaram-se, em todo o mundo, 298 milhões de turistas (mais 12 milhões comparativamente com igual período em 2012).
  • A organização estima que entre maio e agosto de 2013 mais de 435 milhões de turistas efetuarão viagens em todo o mundo.

Em Albufeira


25 setembro 2013

"Contos ao Entardecer" na Biblioteca Municipal de Albufeira

Amigos e Amigas,

Os "Contos ao Entardecer" regressam este mês à Biblioteca Municipal Lídia Jorge de Albufeira... assim, na sexta-feira, dia 27 de Setembro 2013, pelas 18 horas, irá ser apresentada a história:

«O Segredo do Rio»
de Miguel Sousa Tavares
Para Pais e Filhos dos 4 aos 8 Anos

Entrada Livre

Apareçam Amigos e Amigas 
E venham desvendar este mistério....


18 setembro 2013

A Enorme Biblioteca de Birmingham - Reino Unido



Combinando arquitectura, inovações e raridades shakespearianas, a maior biblioteca pública da Europa em número de visitantes redefine o conceito de local de conhecimento.

Localizada a cerca de duas horas de Londres, a nova Biblioteca de Birmingham deve atrair 3,5 milhões de frequentadores por ano, de acordo com as expectativas da organização.

Com wi-fi gratuito nos seus 10 andares e jardins suspensos, o prédio faz parte do plano de renovação da segunda maior cidade inglesa, mas já serve como referência a outras grandes bibliotecas no velho continente.


O espaço foi inaugurado a 3 de Setembro pela jovem paquistanesa Malala Yousafzai. A activista, que foi levada para Birmingham para receber tratamento após ser baleada pelos talibãs por defender a educação de meninas no seu país, mora actualmente na cidade. 

Num momento em que o governo britânico tem fechado bibliotecas públicas pelo país, abatidas pela recessão, os números estimados para o espaço impressionam.

O prédio de 31 mil metros quadrados é um projecto de arquitectos holandeses para abrigar um milhão de volumes impressos – o maior acervo público no Reino Unido. Desses, 400 mil estão disponíveis para o público.


Conforme o director, Brian Gambles, o projecto totalizou 188,8 milhões de libras, 4,2 milhões de libras a menos do que o estimado.

«É sobretudo um local de transformação: sobre como temos transformado a vida das pessoas, com educação, e sobre como adaptar uma biblioteca para a era digital», sublinhou.

Em Outubro, o espaço deverá receber escritores de renome como Lionel Shriver e Carol Ann Duffy durante o festival de literatura de Birmingham. 

A expectativa é que a biblioteca se torne um novo destino turístico na região central de Inglaterra.

Vamos Lembrar: Dia Europeu Sem Carros

O Dia Europeu Sem Carros celebra-se anualmente a 22 de Setembro.

Esta campanha nasceu em França em 1998, sendo que em 2000 a União Europeia adoptou-a a nível europeu. Devido ao sucesso desta iniciativa a partir de 2002 é lançada a Semana Europeia da Mobilidade.


A data visa sensibilizar a população e autoridades para a necessidade de reduzir o tráfego rodoviário dentro das cidades, de forma a aumentar a qualidade de vida e garantir a sustentabilidade dos recursos naturais, optando por alternativas de transporte como os transportes públicos e bicicletas.

Nas cidades aderentes, algumas ruas são fechadas ao trânsito de forma a pedir aos cidadãos que poupem nas suas deslocações e optem por meios alternativos.

FONTES:

Em Albufeira:
No Dia Europeu Sem Carros a Divisão de Ambiente, Higiene Urbana e Espaços Verdes, da Câmara Municipal de Albufeira vem convidar a todos a participarem na caminhada de 5km que se vai realizar no domingo dia 22 de setembro, pelas 09:00, com início no parque de estacionamento em frente ao edifício da Câmara Municipal de Albufeira.

Esta iniciativa pretende, de uma forma simples, sensibilizar a comunidade para a necessidade de repensar a forma de mobilidade dentro das cidades, substituindo o uso do carro  particular por outros meios de locomoção menos poluentes, iniciando o dia com uma escolha mais saudável e amiga do ambiente. 




Um conselho da Biblioteca Municipal Lídia Jorge de Albufeira...


16 setembro 2013

Hora do Conto e Hora do Filme: Biblioteca Muncipal de Albufeira

A Hora do Conto e a Hora do Filme regressam à Biblioteca Municipal Lídia Jorge de Albufeira, com o início do ano letivo...


Assim, todas as terças-feiras e quintas- feiras, às 10h 30m e às 14h, acontece a HORA DO CONTO, no nosso cantinho das histórias...

A atividade começa com uma pequena apresentação do setor infanto-juvenil, dos diferentes materiais disponiveis e de como estão organizados, como devem ser tratados e acerca do comportamento a ter quando se visita a biblioteca. 

De seguida, vem a hora da história ... todos os meses apresenta-se uma história diferente que se adapta à idade dos nossos visitantes... e ainda se realiza uma pequena atividade relativa à história e se exploram os muitos Livros disponiveis na Biblioteca...


E às Quartas-feiras, às 10h 30m decorre a HORA DO FILME...


Estas atividades são dirigidas a turmas do pré-escolar e do 1º ciclo e devem ser marcadas, pelos responsáveis interessados, antes, através de telefone - 289 598 857 / 289 599 507 ou email - dramos.1793@cm-albufeira.pt


Ficamos à vossa espera... para conhecer os nossos espaços e ouvir as nossas histórias...


Vamos Lembrar: Dia Mundial para a Preservação da Camada de Ozono

O Dia Mundial para a Preservação da Camada de Ozono foi instituído pela assembleia geral das Nações Unidas, através da sua resolução 49/114 de 1994, no dia 16 de Setembro, dia em que se realizou a assinatura do Protocolo de Montreal.

O Protocolo de Montreal refere-se às substâncias que empobrecem e destroem a camada de ozono; é um tratado internacional em que os países signatários comprometeram-se a substituir as substâncias que demonstrarem estar a destruir o ozono na parte superior da estratosfera (conhecida como ozonosfera).
O tratado esteve aberto para adesões a partir de 16 de Setembro de 1987 e entrou em vigor em 1 de Janeiro de 1989. Ele teve adesão de 150 países e foi revisado em 1990, 1992, 1995, 1997 e 1999. Devido à essa grande adesão mundial, Kofi Annan disse sobre ele: "Talvez seja o mais bem sucedido acordo internacional de todos os tempos…"



Esta comemoração mundial pretende ser uma oportunidade para chamar a atenção e tomar medidas de acção a nível global, regional e nacional relativa à protecção da camada de ozono.

É uma oportunidade para uma reflexão conjunta e concertada sobre a necessidade de realização de acções e adopção de comportamentos que contribuam para a protecção do velho protector dos seres vivos na Terra

Os primeiros sinais de convalescença da atmosfera vieram a imprimir mais força a todos aqueles que lutam, incansavelmente, para a reconstituição integral do velho protector dos seres vivos na Terra. Para quem lida directamente com a problemática da protecção da camada do ozono, é gratificante saber que as medidas que vêm sendo tomadas no quadro do Protocolo de Montreal têm vindo a surtir os efeitos preconizados, e isso dá-nos mais força para continuarmos.





12 setembro 2013

Vamos Aprender: Dicas para o Início do Ano Letivo


Dicas Para Ser um Bom Aluno:


Para ser um bom estudante, é vital trabalhar em um meio organizado. Sem organização, surgirão dificuldades em encontrar anotações e materiais.

Tenha um dossier para guardar anotações, tarefas e provas. Crie alguns marcadores para distinguir cada disciplina. Outra opção é ter diferentes pastas para cada matéria.

Tenha um estojo para guardar materiais de escrita. Certifique-se de sempre carregar um lápis extra para emergências. Se usar uma lapiseira, carregue sempre um bom número de cargas no estojo.

Tenha um organizador ou uma agenda para anotar as datas de trabalhos, provas e de outros grandes momentos. Quando chegar em casa, poderá organizar as suas tarefas e descobrir quais disciplinas devem ser estudadas primeiro.

Certifique-se de que seu armário escolar seja limpo e organizado. Mantenha-o livre de papéis aleatórios – mantenha todos os seus trabalhos, provas e outros documentos guardados na(s) pasta(s) – e não o encha de decorações desnecessárias. Elas são inúteis, e você terá de retirá-las no final do ano.
É recomendável guardar os livros no armário na ordem das suas aulas. Assim, poderá trocar facilmente de livros, guardando-os sempre em uma ordem correta para o dia seguinte!

Faça os trabalhos de casa e faça anotações precisas e claras para ler posteriormente. Deixar para amanhã o que poderia ser feito hoje é pedir para ter problemas e péssimos resultados. Não deixe para começar no Domingo um relatório que foi marcado semanas antes para uma Segunda-Feira. Tente trabalhar nele diariamente até terminá-lo.

Sentir-se bem-disposto e desperto proporciona condições perfeitas para estudar. Distrações durante o momento de estudos tornarão as suas leituras menos eficientes. Isto inclui TV, pessoas a conversar, o rádio, música, etc. – enfim, qualquer coisa que tire sua atenção da tarefa.

Mais 10 Dicas Rápidas:

1.     Participe ativamente das aulas, preste atenção, dê ideias…
2.     Não tenha “vergonha”, tire suas dúvidas, elas são importantes para o seu crescimento.
3.     Seja pontual e não falte.
4.     Organize diariamente a sua mochila e leve para a sala todo o material necessário.
5.     Use corretamente a Agenda Escolar: anote os trabalhos de casa e os recados.
6.     Seja responsável e faça todas os trabalhos solicitados.
7.     Colabore com a tranquilidade na sua sala de aula, assim conseguirá aprender com mais facilidade.
8.     Crie horários de estudo. Com a matéria em dia, fica mais fácil estudar.
9.     Respeite os colegas, professores e funcionários.
10.   A boa convivência é essencial para manter a alegria e satisfação.

FONTES:


Amigos e Amigas,
Inspirem-se...
E muita Força e Dedicação para Começar mais um
 Ano Letivo...

11 setembro 2013

Vamos Conhecer o Autor: Manuel António Pina


Manuel António Pina nasceu no Sabugal a 18 de novembro de 1943 e faleceu no Porto, a 19 de outubro de 2012.

Foi um jornalista e escritor português, premiado em 2011 com o Prémio Camões.

O autor licenciou-se em Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e foi jornalista do Jornal de Notícias durante três décadas, tendo sido depois cronista do Jornal de Notícias e da revista Notícias Magazine.

A sua obra incidiu principalmente na poesia e na literatura infanto-juvenil, embora tenha escrito também diversas peças de teatro e de obras de ficção e crónica. Algumas dessas obras foram adaptadas ao cinema e TV e editadas em disco.

A sua obra se difundiu em países como França (francês e corso), Estados Unidos, Espanha (espanhol, galego e catalão), Dinamarca, Alemanha, Países Baixos, Rússia, Croácia e Bulgária.

A 9 de Junho de 2005 foi feito Comendador da Ordem do Infante D. Henrique.

Faleceu no dia 19 de Outubro de 2012 no Hospital de Santo António no Porto, aos 68 anos.

Os seus Prémios:

  • 1978 - Prémio de Poesia da Casa da Imprensa (“Aquele que quer morrer”);
  • 1987 - Prémio Gulbenkian 1986/1987 (“O Inventão”);
  • 1988 - Menção do Júri do Prémio Europeu Pier Paolo Vergerio da Universidade de Pádua, Itália (“O Inventão);
  • 1988 - Prémio do Centro Português para o Teatro para a Infância e Juventude (CPTIJ) (conjunto da obra infanto-juvenil);
  • 1993 - Prémio Nacional de Crónica Press Club/ Clube de Jornalistas;
  • 2002 - Prémio da Crítica, da Secção Portuguesa da Associação Internacional de Críticos Literários” ("Atropelamento e fuga");
  • 2004 - Prémio de Crónica 2004 da Casa da Imprensa (crónicas publicadas na imprensa em 2004);
  • 2004 - Prémio de Poesia Luís Miguel Nava 2003 (Os livros);
  • 2005 - Grande Prémio de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores/CTT (Os Livros);




  • Livros de Literatura Infanto-Juvenil de Manuel António Pina que podes encontrar na Biblioteca Municipal Lídia Jorge de Albufeira: 

    «Os dois ladrões» por Manuel António Pina, Publicação: Porto Afrontamento 1983;

    «A noite» por Manuel António Pina, Publicação: Porto Campo das Letras 2001;

    «Histórias que me contaste tu» por Manuel António Pina Publicação: Lisboa Assírio & Alvim 2002;

    «Pequeno livro de desmatemática»por Manuel António Pina Publicação: Lisboa Assírio & Alvim 2002;

    «Perguntem aos vossos gatos e aos vossos cães...», (fábula em um prólogo, cinco cenas e um epílogo) por Manuel António Pina.


    BOAS LEITURAS, AMIGOS E AMIGAS ...

    09 setembro 2013

    Vamos Lembrar: Dia Internacional da Alfabetização

    O dia 8 de setembro foi declarado em 1967, pela ONU e pela UNESCO, como o Dia Internacional da Alfabetização, com o objetivo de despertar a consciência da comunidade internacional e chegar a um compromisso mundial em relação ao desenvolvimento e à educação.

    Há, no mundo, cerca de 880 milhões de adultos que não sabem ler nem escrever. O desenvolvimento económico, o progresso social e a liberdade dos seres humanos dependem do estabelecimento de um nível básico de alfabetização em todos os países do mundo.

    Fala-se em alfabetização básica, quando uma pessoa sabe ler, escrever e conhece as principais regras de cálculo. Segundo a UNESCO, uma pessoa é analfabeta quando não consegue ler ou escrever uma pequena frase sobre sua vida. No entanto, aos números mencionados acima, podemos adicionar as centenas de milhões de "analfabetos funcionais", pessoas que sabem ler e escrever uma frase simples, mas não vão muito além disso. Por exemplo, não sabem preencher um formulário, interpretar um artigo de jornal ou usar os números na dia-a-dia.

    Um recente estudo indica que a nivel mundial, 25% de adultos e jovens ainda não sabem ler e escrever, chegando ao número alarmante de 900 milhões de analfabetos.





    Amigos e Amigas,
    venham até à Biblioteca Municipal Lídia Jorge de Albufeira onde muitos e muitos Livros vos esperam ... pois LER ajuda a melhorar a escrita e aperfeiçoar a leitura...