12 setembro 2013

Vamos Aprender: Dicas para o Início do Ano Letivo


Dicas Para Ser um Bom Aluno:


Para ser um bom estudante, é vital trabalhar em um meio organizado. Sem organização, surgirão dificuldades em encontrar anotações e materiais.

Tenha um dossier para guardar anotações, tarefas e provas. Crie alguns marcadores para distinguir cada disciplina. Outra opção é ter diferentes pastas para cada matéria.

Tenha um estojo para guardar materiais de escrita. Certifique-se de sempre carregar um lápis extra para emergências. Se usar uma lapiseira, carregue sempre um bom número de cargas no estojo.

Tenha um organizador ou uma agenda para anotar as datas de trabalhos, provas e de outros grandes momentos. Quando chegar em casa, poderá organizar as suas tarefas e descobrir quais disciplinas devem ser estudadas primeiro.

Certifique-se de que seu armário escolar seja limpo e organizado. Mantenha-o livre de papéis aleatórios – mantenha todos os seus trabalhos, provas e outros documentos guardados na(s) pasta(s) – e não o encha de decorações desnecessárias. Elas são inúteis, e você terá de retirá-las no final do ano.
É recomendável guardar os livros no armário na ordem das suas aulas. Assim, poderá trocar facilmente de livros, guardando-os sempre em uma ordem correta para o dia seguinte!

Faça os trabalhos de casa e faça anotações precisas e claras para ler posteriormente. Deixar para amanhã o que poderia ser feito hoje é pedir para ter problemas e péssimos resultados. Não deixe para começar no Domingo um relatório que foi marcado semanas antes para uma Segunda-Feira. Tente trabalhar nele diariamente até terminá-lo.

Sentir-se bem-disposto e desperto proporciona condições perfeitas para estudar. Distrações durante o momento de estudos tornarão as suas leituras menos eficientes. Isto inclui TV, pessoas a conversar, o rádio, música, etc. – enfim, qualquer coisa que tire sua atenção da tarefa.

Mais 10 Dicas Rápidas:

1.     Participe ativamente das aulas, preste atenção, dê ideias…
2.     Não tenha “vergonha”, tire suas dúvidas, elas são importantes para o seu crescimento.
3.     Seja pontual e não falte.
4.     Organize diariamente a sua mochila e leve para a sala todo o material necessário.
5.     Use corretamente a Agenda Escolar: anote os trabalhos de casa e os recados.
6.     Seja responsável e faça todas os trabalhos solicitados.
7.     Colabore com a tranquilidade na sua sala de aula, assim conseguirá aprender com mais facilidade.
8.     Crie horários de estudo. Com a matéria em dia, fica mais fácil estudar.
9.     Respeite os colegas, professores e funcionários.
10.   A boa convivência é essencial para manter a alegria e satisfação.

FONTES:


Amigos e Amigas,
Inspirem-se...
E muita Força e Dedicação para Começar mais um
 Ano Letivo...