janeiro 03, 2014

Vamos Lembrar: Dia Mundial do Braille

O Dia Mundial do Braille celebra-se a 4 de Janeiro, o dia de nascimento do criador do sistema de leitura para cegos que recebeu seu nome, Louis Braille (Coupvray, 4 de Janeiro de 1809 — Paris, 6 de Janeiro de 1852). 

Louis Braille criou este sistema de leitura, baseado na sensibilidade do ser humano, que através do tacto da polpa digital consegue distinguir pequenas diferenças de posicionamento entre dois pontos diferentes.

Hoje, o método simples e engenhoso elaborado por Braille torna a palavra escrita disponível a milhões de deficientes visuais, graças aos esforços decididos daquele rapaz há quase 200 anos.




O braille é lido da esquerda para a direita, com uma ou ambas as mãos. Cada célula braille permite 63 combinações de pontos. Assim, podem-se designar combinações de pontos para todas as letras e para a pontuação da maioria dos alfabetos. 


Vários idiomas usam uma forma abreviada de braille, na qual certas células são usadas no lugar de combinações de letras ou de palavras frequentemente usadas. Algumas pessoas ganharam tanta prática em ler braille que conseguem ler até 200 palavras por minuto.


Sem comentários: