07 abril 2014

Vamos Lembrar: Dia Mundial da Saúde

O Dia Mundial da Saúde é celebrado no dia 7 de Abril.


A data foi escolhida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 1948, quando se organizou a primeira assembleia da OMS. Desde 1950, que no dia 7 de Abril é celebrado o Dia Mundial da Saúde.

Cada ano, a organização escolhe um tema central para ser debatido no Dia Mundial da Saúde e que representa uma prioridade na agenda internacional da OMS.

O Dia Mundial da Saúde é uma oportunidade única de alertar a sociedade civil para temas-chave na área da saúde que afetam a humanidade e desenvolver atividades com vista à promoção e bem estar das populações, assim como promover hábitos de vida saudáveis.

Os programas apresentados no Dia Mundial da Saúde prolongam-se ao longo do ano.

FONTE: http://www.calendarr.com/portugal/dia-mundial-da-saude/

Este ano a campanha estará centrada nos pequenos organismos, como mosquitos, insectos, carraças e caracóis, que "podem transmitir doenças de pessoa para pessoa e de local para local. Podem colocar a nossa saúde em risco, no trabalho e quando viajamos."

Os vetores são, sobretudo, artrópodes que transmitem a infeção através de picada quando eles próprios são portadores de agentes patogénicos, como vírus e parasitas. Os mais comuns são os mosquitos (de várias espécies), mosca da areia (flebótomos) e carraças (ixodídeos). Apenas uma picada pode transmitir doenças tais como malária, dengue, chikungunya, febre do Nilo Ocidental, leishmaniose, doença de Lyme, febre-amarela, encefalite japonesa, entre outras.

A Organização Mundial da Saúde considera que as doenças transmitidas por vetores como a malária (paludismo), dengue, febre-amarela, entre outras, são de preocupação para a saúde a nível mundial, pois mais de metade da população está em risco. Apesar destas doenças ocorrerem habitualmente em áreas tropicais e subtropicais (ou em locais em que o acesso à água potável ou o saneamento básico possam constituir um problema), nos últimos anos tem-se assistido à sua disseminação para outras áreas geográficas.



FONTE: https://www.dgs.pt/em-destaque/dia-mundial-da-saude-proteja-se-contra-as-doencas-transmitidas-por-vetores-pequena-picada-grande-ameaca.aspx


Mais informações no: Site Oficial em inglês